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Mobilidade urbana e seus impactos na qualidade de vida dos servidores e estudantes dos campi Canoas e Viamão do IFRS
Mariele Silva Fontana

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Devido ao crescimento da população e sua concentração nas grandes cidades e regiões metropolitanas, Canoas e Viamão, assim como outras cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), tem enfrentado o problema da mobilidade urbana. Consequentemente, os estudantes e servidores dos campi do IFRS situados nestas cidades também enfrentam este problema, bem como outros diretamente relacionados ao assunto, como, por exemplo, a poluição ambiental, os congestionamentos, e os problemas de saúde (problemas respiratórios, estresse, etc.). Neste contexto, em 2016, o projeto Transportes e Mobilidade Sustentável na Região Metropolitana de Porto Alegre foi desenvolvido com o objetivo de analisar de que forma as dificuldades de mobilidade urbana afetam a qualidade de vida dos estudantes e servidores, bem como estudar possíveis soluções para o problema da mobilidade no campus Canoas visando à mobilidade urbana sustentável. Em 2017, o projeto foi renovado e estendido ao campus Viamão. Além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo para a implantação da carona solidária nestes campi. O “IFcaronaSolidária”, como foi nomeado, visa promover o uso compartilhado de um automóvel particular por duas ou mais pessoas e que poderá, futuramente, ser estendido a todos os campi do IFRS ou mesmo para outros institutos. Em 2016, foram coletados dados no IFRS campus Canoas por meio da aplicação de um questionário. Neste ano, o mesmo questionário foi aplicado no IFRS campus Viamão ampliando o objetivo do projeto com a inclusão de outro campi.  Os resultados coletados em Canoas mostraram que o meio de transporte mais utilizado para deslocamento dos servidores e estudantes até o campus é o automóvel, seguido do ônibus. Os principais motivos apontados pelos respondentes que os fazem optar pelo uso do automóvel foram: economia de tempo e dificuldade de acesso ao local de destino. No caso daqueles que utilizam ônibus, foram apontados como principais motivos: o fato de não possuírem veículo próprio e o baixo custo. Foi identificado também que o fato de ficar preso no trânsito causa impacto na produtividade da maioria dos respondentes. Quanto à carona solidária, a grande maioria dos respondentes mostraram interesse em utilizá-la no campus, de diferentes modos, tanto como ofertante quanto como demandante da carona. Em Viamão, os dados coletados ainda estão em processo de análise. De posse destes resultados, será possível fazer um comparativo entre os dados, verificando, por exemplo, se os problemas referentes à mobilidade são similares e se tem os mesmos impactos na qualidade de vida dos estudantes e servidores de ambos campi. Os resultados poderão colaborar para que se identifiquem os principais problemas referentes à mobilidade nos campi do IFRS e para que se busque soluções em conjunto para melhorar a mobilidade na RMPA, bem como nos campi do IFRS.


Palavras-chave


Mobilidade. Sustentabilidade. Carona Solidária

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