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Pequenos diálogos, grandes debates: A utilização de Rodas de conversas na construção da criticidade
Vitória Azambuja, Eduarda Cardozo da Silva, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


Já no seu segundo ano, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão temos trabalhado a metodologia de rodas de conversa, com vistas a promoção e desenvolvimento de interação e criticidade da comunidade acadêmica. Assim, o projeto rodas de conversas tem contribuído na reflexão e a importância das práticas grupais e da construção coletiva para as soluções temáticas emergentes em relação ao meio ambiente, ética, sexualidade e gênero, saúde, pluralidade cultural, trabalho e cidadania. As ações deste projeto desenvolvem-se no período entre abril e novembro de 2017, com periodicidade mensal, tendo seus encontros realizados a partir de um estudo e planejamento pela bolsista e bolsista voluntária, com a orientação do coordenador do projeto. A rotina da atividade de cada roda se dá com a apresentação do tema de forma expositiva, através de apresentação com slides, encorajando o público a participar. Os assuntos já abordados nessa edição foram depressão juvenil e suicídio, LGBTfobia e violência contra mulher. Os diálogos sempre com qualitativa de bastante ideias e exposições, com uma harmonia de um café solidário que favorece a criação de um clima informal contribuindo para socialização dos participantes, conforme prescrito para a metodologia de rodas de conversa. Com isso os participantes têm se interessado pelos temas, onde há participação tanto da comunidade interna como alguns membros da comunidade externa. Podemos registrar que o projeto tem ampliado sua divulgação e consequente participação, pois temos como exemplos de participantes um psicólogo da rede de atenção básica do município, representante do poder legislativo municipal. Ainda que tenhamos um público regular, há necessidade de promover maior divulgação das rodas, bem como da sua funcionalidade, aliando-se uma metodologia de escolha dos temas para que o interesse do público acadêmico venha ser contemplado. Já a participação dos alunos matriculados no turno noite, tem crescido, em relação à edição anterior, desse projeto. As rodas de conversa têm favorecido a formação dos alunos participantes acertadamente para visibilidade de temas poucos debatidos nos meios escolares.

Palavras-chave


Diálogos; Integração; Pluralidade; Aprendizagem; Interatividade.

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