Portal de Eventos do IFRS, II Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Viamão

Tamanho da fonte: 
MONITORIA EM MATEMÁTICA FINANCEIRA
Renata Oliveira Mattos, Helen Cristina Steffen

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


O projeto de monitoria tem a finalidade de solucionar as dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado em sala de aula, bem como ao seu aprofundamento na disciplina, a monitoria tornou-se uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento teórico, além de funcionar como um serviço de apoio pedagógico dentro das diversas áreas do conhecimento, assim como nas ciências exatas e da terra, onde se percebe claramente relevante dificuldade dos alunos com os temas de Matemática Financeira. Dessa forma, propõe-se que haja monitores para auxiliar os alunos nos estudos, facilitando a compreensão dos temas trabalhados em sala de aula. Um dos objetivos do projeto é o fortalecimento da base de conhecimento matemático dos estudantes, visando melhorias no entendimento e aproveitamento de Matemática Financeira nos cursos. Entende-se que essa ação é fundamental para ajudar na redução dos índices de reprovação e evasão estudantil. O projeto também visa aumentar o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos que possuem tal disciplina como base em sua grade curricular, e dessa forma auxiliar no entendimento dos temas trabalhados em outras atividades acadêmicas dos cursos. Entre os cursos que se utilizam do projeto de monitoria estão Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Ambiental, Curso Técnico Subsequente em Administração, Curso Técnico Subsequente em Cooperativismo, Técnico Subsequente em Meio Ambiente, e o Técnico Concomitante em Meio Ambiente. A vigência do projeto é de 17/04/2017 a 17/12/2017, e ocorre de segunda a quinta-feira das 17:30 às 18:50 na sala 303 do IFRS – campus Viamão. O controle da frequência dos alunos nas atividades de monitoria é feito em planilhas do Excel para cada dia de estudos, e atualmente 28 alunos já participaram do projeto, recebendo acompanhamento semanal para melhor absorção do conhecimento. De acordo com o feedback da professora de Matemática Financeira, observou-se uma melhora visível no aproveitamento dos alunos nessa área, reduzindo o índice de reprovação nas disciplinas que envolvem raciocínio matemático. Os resultados definitivos serão apresentados ao final do projeto conforme o fechamento das atividades de 2017/2.


Palavras-chave


Matemática financeira; Administração Financeira; Raciocínio Lógico, Quantitativo