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Revista de Estudos Contemporâneos em Gestão Ambiental ECOG
Francielle Oliveira de Vargas da Silva, Mauricio Von Neutegem Pereira, Tania Jurema Flores da Rosa Aiub

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


A produção da escrita científica é parte integrante, portanto, fundante do ensino superior, constituindo-se em meio de acesso dinâmico a materiais produzidos pela comunidade acadêmica (especificamente discentes de curso superior), incluindo as produções oriundas do campo da prática de ensino, pesquisa e extensão. A revista - Estudos Contemporâneos em Gestão Ambiental – ECOG é um periódico digital cujos objetivos são: a) propalar o conhecimento acadêmico da área ambiental; b) impulsionar o desenvolvimento de saberes pertinentes à produção científica acadêmica e especialmente da escrita científica. Na qualidade de projeto de ensino desenvolvido junto à turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS – Campus Viamão, o referido projeto oportuniza aos estudantes a apropriação de conhecimento de forma crítica e referenciada sobre sistematização e difusão de saberes oriundos das práticas de ensino, pesquisa e extensão da área específica. Metodologicamente, o trabalho organizou-se em duas etapas iniciais a saber: 1- constituição do grupo de trabalho, composto por docentes e discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental; 2- construção de uma identidade para o periódico seguida de elaboração das normas de publicação, foco e escopo, orientações aos autores, constituição do conselho editorial externo e criação de um ambiente virtual. A sequência de ações do projeto conta com a captação de artigos acadêmicos para a composição do primeiro número da revista.  A revista EGOG esta em processo de planejamento e desenvolvimento, para tanto, sua comissão editorial está em fase de avaliação anônima de artigos científicos para sua primeira publicação. Espera-se que o periódico possa divulgar conhecimentos acadêmicos de gestão ambiental à comunidade com ênfase em publicações cientificas inéditas, desenvolvimento de novos estudos e projetos de gestão ambiental. A partir do exposto, o princípio que se delineia como norteador do presente projeto é vislumbrar o ponto de vista da não separatividade entre o conhecedor, o conhecimento e o conhecido em suas várias instâncias, ou seja, entre sujeito, conhecimento e objeto e, esse processo de identidade entre os pares envolvidos na construção de saberes traz a reintrodução do sujeito no processo de observação científica, negando, por seu teor dialético, que o conhecimento teórico e científico sobre os objetos de estudo esteja reduzido a seletos grupos de intelectuais. Quer-se com isso, diagnosticar um ponto de vista essencial: independente da formação, o estudante deve ser capaz de formular criticamente seu processo de construção social, deve ter a possibilidade de refletir sobre suas condições de produção para, a partir desse processo de reflexão, poder instrumentar-se para modificar o real que se apresenta.