Última alteração: 11-10-2017
Resumo
De acordo com dados do governo federal, o Brasil teve um considerável aumento na produção de lixo nos últimos 10 anos, cerca de 20% a mais, enquanto a população cresceu em torno de 10%, ou seja, a produção de lixo cresceu o dobro comparado à população. Aproximadamente cerca de 45% do lixo produzido no Brasil é reciclável, sendo que 25% é papel, e 3% plástico, mas a reciclagem é realizada em apenas 2% deste total. A mesma observação, de consumo de produtos e geração de resíduos, é verificada na Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O IFRS é localizado em Viamão e possui uma comunidade de alunos, professores e funcionários, que geram e descartam resíduos sólidos diariamente. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi (o Campus está instalado dentro do Parque Tecnológico da Pontifica Universidade Católica - TECNOPUC), para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Nesse contexto, o presente estudo teve o objetivo de realizar diagnóstico simplificado da situação de geração e descarte dos resíduos sólidos recicláveis gerados na instituição. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória por meio de pesquisa de campo e observações diretas. Os dados foram coletados nos dias 05 e 12 de setembro de 2017, no contexto da disciplina de Educação Ambiental no curso técnico concomitante em meio ambiente. Como resultados, observou-se, além de ser confirmado pelos próprios funcionários, que são coletados, a cada sete dias, dois containers de mil litros, cada, de resíduos recicláveis por um grupo denominado “Coleta Seletiva Solidária”. Esta quantidade de materiais recicláveis, bastante significativa, faz com que se pense em possibilidades e práticas de reaproveitamento destes materiais. Entretanto, esse volume é resultante das atividades de toda a TECNOPUC, por questões práticas, os resíduos do IFRS são armazenados em conjunto com os das outras organizações que funcionam no mesmo local. Fato que inviabilizou, neste diagnóstico simplificado, o cálculo exato de geração de resíduos sólidos recicláveis do instituto. Observamos que existem lixeiras para separação de lixos em todas as salas de aulas, e que nas salas dos professores as lixeiras não possuem distinção entre resíduos sólidos e orgânicos. Também notamos que na maioria das lixeiras as pessoas misturam os resíduos, a separação do orgânico e do reciclável não é feita corretamente.