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Gestão da Qualidade: Um estudo de caso na empresa DHMed
Renata Oliveira Mattos, Helen Cristina Steffen

Última alteração: 08-10-2017

Resumo


A gestão da qualidade é entendida como sistema para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade. O sucesso na implantação de um sistema de gestão da qualidade resultará em uma melhora contínua de desempenho, além de aumentar a confiança. A aplicação de uma gestão da qualidade é feita por meio de sistemas e ferramentas de qualidade, contando com treinamentos, mapeamentos de processos e registro de atividades. As normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental exigindo padrões mínimos de projeção. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma a atualização do Manual de Qualidade da empresa, conforme as normas técnicas, pode contribuir para a melhoria dos processos organizacionais da empresa DHMed. As normas mais conhecidas sobre gestão da qualidade são da série NBR ISO 9000, onde, dentre elas, a ISO 9000 descreve os fundamentos de um sistema de gestão da qualidade e a ISO 9001 especifica os requisitos para este sistema. A empresa que desejar adotar um sistema da qualidade fundamentado nestas normas deverá seguir as etapas estabelecidas pelas mesmas, tais como estabelecer a política de qualidade e padronizar os seus processos, criando um Manual da Qualidade que forneça informações consistentes sobre o sistema de gestão da qualidade para as partes interessadas, de forma simples e objetiva. A pesquisa foi aplicada na empresa DHMed, uma distribuidora de equipamentos hospitalares e prestadora de serviços na área de calibração, que atua no mercado desde 2012 e está localizada na cidade Viamão. A empresa busca, por meio da atualização e documentação de seus processos internos conforme as normas previstas em lei, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. A coleta de dados para o estudo será feita por meio de entrevistas com os gestores da empresa, além da revisão dos processos organizacionais e do Manual da Qualidade, identificando a conformidade dos mesmos com as normas vigentes. Após esses procedimentos, será analisado de que forma a atualização do Manual da Qualidade poderá contribuir para a melhoria nos processos da empresa. Os resultados finais serão apresentados após a realização do estudo. Além da contribuição para a empresa estudada, o estudo poderá contribuir em outros dois âmbitos: acadêmico, pois poderá servir de base para outros pesquisadores que quiserem realizar estudos sobre o tema; e para o mercado, visto que outras organizações poderão se interessar em conhecer os benefícios do estudo para a implantação ou revisão de seus sistemas de qualidade.


Palavras-chave


Gestão da Qualidade, Normas Técnicas, Manual da Qualidade, Processos Organizacionais.