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A horta escolar como ferramenta de introdução a agroecologia no ensino fundamental
Carlos Eduardo Fraga da Silveira

Última alteração: 11-10-2017

Resumo


A horta escolar constitui-se de uma importante ferramenta promotora dos conceitos em agroecologia, especialmente no ensino fundamental. Essa relação ocorre devido ao fato do espaço da horta ser um ambiente de desenvolvimento humano, capaz de sensibilizar, capacitar e construir saberes relacionados aos aspectos ambientais, e de sua relevante importância na atualidade. Através da horta escolar, o aluno tem seu primeiro contato com as vivências agroecológicas, demonstrando e fortalecendo o elo de ligação do homem com o ambiente natural. Toda essa dinâmica torna o processo de educação ambiental formal muito mais fácil de ser implantado. O presente trabalho, objetivou apresentar os principais fundamentos da agroecologia aos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada no município de Viamão - RS, bem como pontuar as principais características desse método sustentável de agricultura moderna. Foi possível mensurar a importância de tal assunto na comunidade escolar, avaliar o grau de conhecimento sobre a agroecologia nas dependências da escola, e também expandir a consciência agroecológica no ambiente familiar. Para a elaboração da pesquisa, foi utilizada a metodologia de práticas pedagógicas no ambiente da horta escolar, laboratório e sala de aula, aplicando métodos agroecológicos no cultivo de hortaliças; as atividades práticas direcionam para a elaboração de biofertilizantes, controle biológico de pragas, adubação verde, recuperação de solos e incentivo a alimentação saudável. Com essa intervenção obteve-se uma grande adesão aos processos agroecológicos, onde todos os membros da comunidade escolar, envolveram-se a fundo. A agroecologia e a relação com a horta escolar, foi um tema largamente debatido tanto em sala de aula, como em formações pedagógicas dos educadores. O acesso ao conhecimento dos cultivos livres de agrotóxicos e demais elementos químicos  xenobióticos, hoje faz parte da rotina da escola (até mesmo por ser caracterizada como Escola do campo). Para que a agroecologia torne-se uma temática de tratativa freqüente e diária em sala de aula (principalmente em escolas públicas), ainda se faz necessário percorrer um longo caminho. A elaboração de programas de formação educacional, voltados a sustentabilidade, agroecologia e educação ambiental, podem ser vistos como formas de introdução mais acelerada do processo  de conhecimento a agroecologia nas escolas. O incentivo e fomento governamental para a construção de hortas escolares, também é de extrema importância, já que essa prática subsidia experiência e construção de conhecimentos relativos a agroecologia.


Palavras-chave


horta escolar, agroecologia, educação ambiental.