A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho
O trabalho deverá ser elaborado e submetido ao 2º Seminário de Pós-graduação de acordo com as normas da língua portuguesa, de formatação e de conteúdo utilizando um dos modelos abaixo.
O texto dessa submissão deve ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado de forma integral ou estar em análise para publicação por outro evento.
A versão .doc ou .odt do trabalho deverá ser anexada no sistema e o formulário de submissão deverá ser preenchido conforme orientações abaixo:
Autores
O estudante que submeter o trabalho deverá ser o primeiro autor e o responsável pela inclusão dos nomes dos demais autores.
Os nomes dos demais autores, se houverem, deverão ser inseridos entre o nome do primeiro autor e o nome do orientador.
O nome do último autor a ser inserido é o do orientador.
Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações.
Informar o e-mail de cada autor.
Inserir a instituição de cada autor, seguindo o seguinte formato: Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus Xxxxxxxxx. Cidade, sigla do Estado. Exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS
Título e Resumo
Título (formato) - Usar letra maiúscula nos seguintes casos: primeira letra do título, primeira letra de nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos.
Título (conteúdo) - Deverá ser claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho.
Resumo (formato) - Deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na terceira pessoa do singular.
Resumo (conteúdo) - Deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais. a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância. b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho. c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados. d) Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados. e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho e sua importância.
Indexação
Área Temática - Informe a Área Temática.
Edital - Informe o nome completo do edital ao qual este trabalho está vinculado, conforme Regulamento.
Palavras-chave - Insira de três a cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.
Agências de fomento
Agências/Instituição - Indique as agência que fomentaram ou fomentam o trabalho. Ex: CAPES, CNPq, FAPERGS, FINEP, IFRS, Empresa Privada, etc.
Itens de Verificação para Submissão
É de minha inteira responsabilidade os dados inseridos no Portal de Eventos.
O texto dessa submissão é inédito, ou seja não foi publicado de forma integral, nem está em análise para publicação por outro evento.
A submissão do trabalho está de acordo com as Normas para Elaboração do Trabalho.