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EDUCAMOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS? Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas em um Curso Superior de Gestão
Gabriele Alves Garcia

Última alteração: 21-10-2021

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas em um curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com vistas às relações Étnico-Raciais. Foi elaborado um questionário estruturado e submetido aos 11 docentes do curso utilizando a ferramenta Google Forms. O tema reveste-se de importância à luz da Lei 10.639/2003 e seus adendos que torna compulsório no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Os resultados encontrados evidenciam que a legislação vigente possui papel fundamental na afirmação de setores marginalizados, também, o desconhecimento de parte dos docentes sobre a legislação em vigor. Destacamos a relevância das ações afirmativas do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Índigena (NEABI) do campus e a necessidade de formação docente continuada sobre a temática. Por fim, mesmo que a Lei 10.639/2003 contemple apenas o Ensino Fundamental e Médio - a Resolução Nº 1 (CNE/CP, 2014) estende ao Ensino Superior - entendemos necessário que a temática Étnico-Racial deve ser discutida em todas as esferas escolares.



Palavras-chave


relações étnicas-raciais, educação, fazer pedagógicos

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