Última alteração: 21-10-2021
Resumo
O desenvolvimento dos conceitos de Física, tanto na rede pública quanto privada de educação, por muitas vezes se constitui de um desafio tanto para docentes quanto para estudantes, pois não raramente, os conceitos inerentes a esse componente curricular, são percebidos pelos discentes como difíceis e distantes, sem relação com a vida e o seu cotidiano, logo, sem aplicabilidade imediata. O ensino de Física, sempre que possível, precisa estar correlacionado com o cotidiano dos estudantes para que o aprendizado seja significativo para eles. Neste sentido, quando se proporciona a construção do conhecimento junto aos estudantes, utilizando breves Histórias em Quadrinhos, onde conceitos Físicos são propositalmente explorados, sempre fazendo conexões com situações cotidianas de modo geral, pretende-se contribuir com o processo de aprendizagem, pois a metodologia em questão pode se configurar como uma conexão entre o que o estudante já sabe a respeito de determinado conceito e aquilo que será desenvolvido ou ampliado, caracterizando, desta forma, uma aprendizagem significativa. Este último, por sua vez, deveria ser o cerne de todo e qualquer processo de ensino aprendizagem pois, se ela não for significativa, que serventia terá para o estudante. A busca por essa significação passa pela forma com que os conceitos são desenvolvidos junto aos estudantes. Quando essa construção acontece alicerçada sobre aquilo que o estudante já sabe, seja de senso comum ou desenvolvido em séries anteriores, há o desenvolvimento de conexões neurais duradouras, pois têm significado. O uso de HQ, no início do desenvolvimento de determinado conceito, potencializa e aflora os conhecimentos prévios dos estudantes, facilitando o processo de aprendizagem significativa. Posteriormente, quando da retomada das atividades presenciais, as HQs já confeccionadas serão utilizadas para auxiliar no desenvolvimento dos conceitos junto aos demais estudantes. Importante salientar que, durante a confecção de HQ, os estudantes bolsistas que fazem parte deste projeto, são desafiados, a partir de um conceito previamente definido pelo coordenador, a elaborar uma história (roteiro e arte) de acordo com a visão que têm enquanto estudantes. Essa visão é de extrema importância pois, os bolsistas, enquanto alunos que são, de forma natural e não tendenciosa, abordam o conceito previamente definido de forma correta, equivocada ou incompleta. É essa abordagem, sem interferências de correções, que será apresentada aos demais estudantes, potencializando as discussões em sala de aula.