Tamanho da fonte:
Relato do Projeto de Ensino “Aprendendo com o Contexto: monitoria de estudos em Responsabilidade Social e Ambiental junto à indústria calçadista”
Última alteração: 28-09-2023
Resumo
Este projeto de ensino tem como objetivo contribuir com o processo de aprendizagem a partir da relação entre teoria e prática da temática de sustentabilidade aplicada ao contexto da indústria calçadista. No IFRS Campus Rolante, a temática da sustentabilidade é estudada no componente curricular Responsabilidade Social e Ambiental, ofertado para o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e para o curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Justifica-se a escolha do setor calçadista pela sua relevância socioeconômica para a região do Vale do Paranhana. Parte da população economicamente ativa está empregada de forma direta ou indireta no setor calçadista na região de Rolante. No entanto, questões sociais e ambientais ainda parecem ser um desafio para essas indústrias. O projeto está em andamento e está sendo desenvolvido a partir da análise de conceitos estudados no componente curricular e sua aplicação no contexto da indústria calçadista. São selecionados conteúdos estudados em Responsabilidade Social e Ambiental e, com base nesta coleta, está sendo feita uma análise com dados secundários da indústria calçadista, buscando entender como as empresas vêm trabalhando com o conteúdo selecionado. O resultado desta análise vem sendo divulgado para estudantes do IFRS Campus Rolante através de palestras e cartazes nos murais. Ainda, pretende-se utilizar redes sociais, palestras em outros campis e outras formas de divulgar os conteúdos, de modo ampliar o acesso aos resultados do projeto e alcançar maior número de pessoas, contribuindo com a aprendizagem sobre os conteúdos de sustentabilidade abordados nos componentes. Duas palestras já foram realizadas no IFRS Campus Rolante, com a temática de resíduos sólidos industriais e Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa temática também foi utilizada em cartazes que foram divulgados no Campus. As palestras foram ministradas pela bolsista do projeto em turnos distintos: tarde e noite. No período da tarde, compareceram 32 estudantes do curso técnico. À noite, compareceram 41 pessoas, incluindo estudantes de outros cursos que são ofertados no mesmo período. Verificou-se que os estudantes demonstraram interesse e atenção nas palestras e seus conteúdos, evidenciando que existe oportunidade e espaços para contribuir ainda mais com o aprendizado de tais estudantes do IFRS Campus Rolante. Espera-se que a execução desse projeto possa ampliar a compreensão e aprendizagem dos estudantes sobre a sustentabilidade a partir do contexto onde vivem, trocam e compartilham experiências
Palavras-chave
Responsabilidade Social e Ambiental. Indústria Calçadista. Ensino e Aprendizagem.
É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.