Apresentações e Autores


Último Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Evento / Modalidade:
 

Ensino médio - PIBEN

Eu sou uma possibilidade para o mundo
Giúlia Beatriz da Rosa Nunes, Andreia Pereira Pedroso
(Re)criando através da (re)escrita: incentivo à criação literária no espaço escolar
Eduarda Costa Brito
Cantar para desenvolver: o Coral Jovem despertando habilidades
Larissa Leffa Fernandes, Agnes Schmeling
Aulas práticas no ensino de química do Campus Caxias do Sul
Eduarda Dalmina Galioto, Josimar Vargas
Planejamento e controle de manutenção preventiva no laboratório de usinagem do IFRS
Luan Rolhano Antiqueira, Márcio Lôndero Barreto Filho, Matheus Orlei de Oliveira Rocha, Rodrigo Jorge Macedo
Aproximando os discentes às atividades locais de marketing
Guilherme Cardoso Bernardino, Luiza Venzke Bortoli
(Re)lendo Machado de Assis no século XXI: desafios e perspectivas para a sala de aula
Natália Maria Poock Delavequia
Campo cultural: um espaço tempo de reflexão e produção do universo cultural contemporâneo
Andressa de Souza
Encontros Preparatórios para as Olimpíadas de Filosofia 2016
Luiz Ricardo Nemer e Calmon, Sergio Guilherme Santos Portella
Ferramentas didáticas para facilitar a aprendizagem de culturas anuais verão
Everton Luiz Kummer, Lucas Cossul, Leticia Decarli, Cassio Ricardo kersting Silva, Pedro Roberto De Oliveira Souza, Tharles Garbin, Lucas Navarini, Marcos Paulo Ludwig
Eu sou uma possibilidade para o mundo
Tiago Cardoso Simoes, Ademilde Irene Petzold Prado
Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História
Maurício Vielmo Schmaedeck, Dimy José Moreira Dornelles, Daniela de Campos
Pensar colaborativo por meio de Olimpíadas de Filosofia
Gabriel Fernandes Mafioletti, Vicente Zatti, Adriano Armando Amarante
O gerenciamento de resíduos de aulas práticas do campus Caxias do Sul
Camila Silveira Cavalheiro
Elaboração de Materiais Didáticos para Ensino de Metalurgia na Educação Profissional e Tecnológica
Maurício Severo
A gamificação como estratégia na busca do auxílio aos estudantes da disciplina de Lógica de programação no IFRS – Campus Canoas
Nathália Finkler Gazzo, Guilherme Prezzi, Bruno de Sousa Much, Guilherme Barbosa da Silva, Stephano Ramos Pinto, Silvia de Castro Bertagnolli, Marcio Bigolin, Sandro José Ribeiro da Silva
Utilizando uma estação meteorológica como ferramenta facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem aulas de química e física do IFRS Campus Caxias do Sul
Lucas Andreguete Bovo, Lucas Sana Nunes
Rodas de Conversas: Ao vivo e com muitas cores
Eduarda Cardozo da Silva, Caio de Mello Mocelin, Denirio Itamar Lopes Marques
Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz
Gabriel Amoretti Franco, Bruno Rech Gambim, Róger Gonçalves Urdangarin, Sergio Guilherme Santos Portella
Criação do portal do Campus Restinga
Cristiane Nogueira dos Reis, Manoela Chaves Gomes
Biomas brasileiros: Conhecer para preservar
Charles Ritta Rodrigues, Carla Naujorks Pereira, Denirio Itamar Lopes Marques
Criando espaços de aprendizagem através do cine debate: a experiência do Projeto Assistir
Gabrieli Fioreze Pino, Maurício Lopes Lima, Vanessa Soares de Castro
Saber Digital: oficinas de informática para a escola e para a vida.
Nicolle Rabelo Soares, Daniel Flach
Oficinas de escrita
Raquel Santos Viana, Luciana Delgado da Silva
Estudo da gravimetria geofísica: Gravímetro de pêndulo
Mariana Barbosa Lisboa, Thiago Papaleo, Brendon Souza, Jean Marcel de Almeida Espinoza
Organização de uma Mostra Científica
Marco Aurélio Ribeiro de Melo Filho, Mikael Marques de Medeiros
Núcleo de Música IFRS - Sertão
Felipe Alvares
Produção de material didático para o curso técnico em agente comunitário em saúde
Elisangela Ribeiro Gomes, Ingrid Robalo Freitas Santos robalo Santos, Ana Lucia Costa Alves costa Alves, Paulo Dias Rolim Dias Rolim, Marcia Fernanda de Mello Mendes fernanda Mendes
Dialogando com os saberes da restinga: a inscrição do outro no IFRS
Shaiane da Luz Rodrigues, Oranian dos Anjos e Silva, Pedro Fuzer Garcia, Milena Silvester Quadros
Aprendizagem com base no princípio da instrução pelo colega: práticas de ensino com as turmas de Geografia I do IFRS, Campus Rio Grande
Rodrigo Campos Borges
Clube de eletrônica – Campus Restinga
Escila Fagundes Lopes, Paulo Lindenmeyer
Clube de Astronomia
Katiele Klein, Eloir de Carli
Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Roberto Matias Vargas Dos Santos, Diogo Souza Da Silva, Jucimara Dienifer de Souza, Milena Borges de Araujo, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon
A experimentação como estratégia para a disciplina de química dos cursos técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga
Luíza Leiria Pinheiro, Renata Behrens de Aguiar
Pesquisa, elaboração e aplicação de jogos e atividades práticas aplicados ao ensino de Química
Amanda de Farias Balbinot, Ricardo Fanton Campeol, Laura de Andrade Souza, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa
Voluntariado como estratégia no processo de ensino aprendizagem
Isabelle de Jesus Lemos
Integração dos saberes e desenvolvimento de um website para divulgação de tecnologias open-source
Laura Telles Gomes, Márcio Torres
Os docentes e a dificuldade no uso do moodle
Eduardo Augusto dos Reis Baldissera
“Não fala assim comigo que não sou tuas negas”: Reflexões sobre erotização, racismo e resistência negra no contexto brasileiro
Carolina Salgado de Souza, Kathlen Luana de Oliveira
Laboratórios de Ensinagens
Evelin Pinto da Luz, Derick Araújo Corso, Helen Rodrigues Cardoso
Arte no Campus
Thaís Schäfer Luiz

Ensino superior - PET

Utilização de legos NXT para o desenvolvimento educacional
Bernardo Santos Pinto, Felipe Moraes Ferreira, Mauricio Soares Ortiz
O Grupo PET ­ Conexões  Gestão Ambiental: ações que contribuem para a formação  de cidadãos críticos e reflexivos mediante a vivência da educação tutorial
Silvia Vieira München, Cibele Schwanke
O PET e a educação matemática no IFRS-BG
Cristina Engelmann, Fernanda Zorzi

Ensino superior - PIBEN

Intervenções artísticas no IFRS – Campus Sertão: Sertanearte
Alex Deconto Zampiron, Fernanda Souza de Oliveira, Elisa Iop
Construção de práticas integradoras no ensino médio integrado
Camila Labres Nemos, Cassiane Modesto Brum, Lisiane Celia Palma, Cristiane Silva da Silva
Implementação de um sistema de microgeração fotovoltaica para iluminação externa
Marcelo Elias Simon, Hioná Benetti Ritter, Nolvi Francisco Baggio Filho
Implantação de área demonstrativa com forrageiras utilizadas na alimentação animal - Campo Agrostológico.
Lucas Zaparoli, Roger Posser, Claudinei de Santi, Juliano Hideo Hashimoto
Projeto de ensino “produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente” e sua relevância para a mediação do conhecimento dos estudantes no IFRS – Campus Sertão
Luciane Inocente, Caroline Wust, Therezinha Biocie Casado Lima, Ana Sara Castaman
Conhecendo e resgatando saberes através de uma coleção didática de sementes crioulas
Heloísa Schmitz
Favorecendo a inclusão através de adaptações curriculares
Rafael Callegari
Atividades práticas no ensino de apicultura
Diovan Paloschi
Monitoria de matemática como ferramenta de aprendizagem
Bernardo Verçoza Alves, Juliane Donadel
Utilização da linguagem LaTeX para elaboração de trabalhos acadêmicos
Caroline Silva Souza
Combate ao Zika vírus no Campus Sertão: uma questão de cuidados
Lucas Malycz, Elton Jean Silva, Jeonice Werle Techio, Naiara Miotto, Luciana Angelita Machado
Monitoria de química para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores do IFRS Campus Sertão
Daniela da Silva, Lucas Doehrings, Wagner Escher, Felipe Vicensi, Matheus Cover, Márcia Cardoso, Naiara Miotto, Luciana Machado
Capacitação de profissionais para a biotecnologia da inseminação artificial em bovinos no ano de 2016
Claudinei de Santi
Direitos humanos: história, gênero e diversidades
Ezequiel Nunes Pires, Carolina Salgado de Souza, Luisa Eduardo Sarmento, Kathlen Luana de Oliveira
PROJETO ESPORTIVO NO CAMPUS SERTÃO 2016
Matheus Prado Borba
Elaboração de mídias didáticas como ferramenta de ensino-aprendizagem de forragicultura
Rodrigo Nis Pinós, Maria Tereza Bolzon Soster
Wikipédia: uma possibilidade para o ensino de matemática
Vinícius Weite Thomé, Franciele da Rocha Krein, Eduardo Felipe Ferreira de Araújo, Eduardo Meliga Pompermayer
Estágio no laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Água
Nidgia Maria Nicolodi, Maria Carolina Theisen, Karine Mariele Kunz, Betina Mariele Paz, Rafael Francisco dos Santos, Ben-Hur Campos, Sandra Meinen da Cruz Cruz
Curso de pré-cálculo
Julio Cesar Carpes Gregorio, Eric Robalinho, Alexsandro Cristovão Bonatto
Implantação de jardins sensoriais como forma de aproximação da natureza e desenvolvimento dos sentidos do corpo humano
Rodrigo Oliveira Lamb, Maurício Oliveira, Maria Medianeira Possebon, Andréa Mendiola Marcon, Juliana Marcia Rogalski
Produção e adaptação de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de deficientes visuais num curso de Licenciatura em Matemática
Elena Raquel Ribeiro da Silva, Ivan de Almeida Fiorotti, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira
Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas
Nadálin Yandra Botton, Ianara Brunetto Sertoli, Adriel Fahl, João Gabriel Assumpção, Lucas Vinícius Cardoso Mossi, Dagmar Pedro Tamanho, João Anselmo Meira
A importância do lema no ensino de matemática
Jordan Thiago Pacheco de Melo, Celiana Turski Silva, Jaqueline Molon, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães
Clube de Culturas de Inverno do IFRS – Campus Sertão: cultura da cevada
Joseane Rizzardo, Carlos Diego Ribeiro Dos Santos, Jéssica Argenta, Noryam Bervian Bispo
Estudo de viabilidade econômica de implantação de cooperativa-escola no IFRS Campus Vacaria
Elisandro Silva dos Santos, Daiane Gonçalves de Carvalho, Lidiane Borges Dias de Moraes
Jogo matemático Super Trunfo de funções polinomiais do segundo grau
Gustavo Gonçalves, Kelen Berra De Mello
Olimpíada de matemática: descobrindo novos talentos
Mariane Macedo Mascarello
Confraria da Lógica
Fernando Mocelin Machado
Melhorias na estrutura do laboratório de soldagem do IFRS – Campus Caxias do Sul
Flávio Senna, Vinicius Mendes, Jeferson Fachinetto
Oficinas Práticas de Programação: momentos colaborativos para estudo de lógica de programação e de desenvolvimento de sistemas
Matheus de Lima Gutierrez, Felipe Martin Sampaio

Ensino superior - PIBID

Jogos pedagógicos no ensino da matemática
Andrini de Souza Godoy, Ramone Tramontini
Preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio através de oficinas ambientais
Paola Silva Matana
Redescobrindo as bactérias na vivência do PIBID
Millena Melo Santos
Gênero e sexualidade: uma nova maneira de abordar as diferenças
Natacha Subtil
Relato das atividades realizadas no viveiro sustentável da EMEF João Belchior Goulart junto ao PIBID/IFRS
Patrícia da Costa Gonçalves, Raquel Pacheco, Márcia Bündchen
Relato de experiência de ensino e instrumentalização para pesquisa sobre o tema resíduos na EMEF João Goulart
Leticia Pra, Raquel Beatriz Pacheco
A experimentação no ensino de ciências como forma de compreensão do sistema digestório para alunos do ensino fundamental
aline farias de oliveira farias de oliveira


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .