Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

Tamanho da fonte: 
O posicionamento de mercado das cervejas vendidas no município de Rolante
Sidinei Gossler, Dener Finotti, Filipe Junges, Douglas Stein, Eduardo da Rocha Bassi, Getúlio Sangalli Reale

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


Segundo estudos recentes, o mercado de cerveja artesanal vem crescendo no Brasil e no mundo. No Vale do Paranhana, bem como na cidade de Rolante, este fenômeno também se apresenta, como atestam os dados coletados nesta pesquisa. Nesse contexto, diversos produtores locais têm surgido com variados interesses por esse mercado incipiente. Entre eles, há os que desejam “fazer negócio” daquilo que hoje é muito mais um hobby, expandindo a produção e a venda também pela formalização de empresas. Contudo, para que estes empresários em potencial aumentem suas chances de sucesso nesse mercado cada vez mais competitivo, é importante que eles entendam o posicionamento competitivo das marcas já atuantes no mercado, em especial das cervejas artesanais, para que no futuro, quando entrarem no mercado, possam competir e obter resultados consistentes. O presente trabalho se justifica na medida em que apresenta um mapeamento (resultados parciais) do posicionamento de mercado das cervejas na cidade de Rolante, que poderá ser utilizado pelos cervejeiros para desenhar ofertas diferenciadas, O estudo tem como objetivo analisar o mercado de cervejas na cidade de Rolante e apresentar os resultados parciais, com ênfase nas cervejas artesanais, fornecendo informações relevantes para os cervejeiros locais. A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados sobre a oferta de cervejas na cidade de Rolante, a partir do framework dos 4 P’s (Produto, Preço, Praça, Promoção). Para a coleta dos dados foram realizadas buscas na internet e pesquisa de campo, por meio de visita aos locais de venda. Posteriormente os dados foram analisados para a categorização. Os resultados parciais indicam que existem três categorias principais de ofertas no mercado: a) Industriais – Marcas: Brahma, Skol, Budweiser Schin; Produtos: Pilsen, com cerais não maltados e insumos nacionais (menor qualidade); Preço médio: R$ 7,00/litro; Praça: supermercados, lojas de conveniência e bares da cidade (de massa); Promoção: de massa, propaganda em televisão; b) Especial - Marcas Eisenbahn; Dado; Província, Baden Baden, Colorado, Hemmer, Stier Bier, Gazapina, Grümberg, Rasen; Produto: vários tipos; puro malte, insumos importados e nacionais (alta qualidade); Preço médio: R$ 17,00 a R$ 28,00/litro; Praça: pontos de especialidade e supermercados (de massa); Promoção: boca-a-boca, redes sociais, competições, eventos.; e c) Artesanal de panela: Produto: variados tipos, insumos importados e nacionais, variações no sabor (alta variabilidade no processo); Preço médio: R$ 14,00/litro; Praça: na casa do cervejeiro, boca-a-boca, redes de contado pessoais; Promoção: via contato pessoal, rótulos simples, artes “caseiras”. Para estudos futuros, este projeto de pesquisa/extensão aprofundará a análise de posicionamento do grupo das cervejas Especiais, já que este é, naturalmente, o mercado para o qual os cervejeiros artesanais migrarão, caso decidam evoluir para um negócio formalizado.

Palavras-chave


Mercado de cervejas; cervejas artesanais; posicionamento; 4Ps do marketing.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.