Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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A Feira do IFRS Campus Rolante na avaliação do consumidores
Gustavo Schneider Rodrigues, Arthur Amaral Ramos, Patricia Mireli Nunes Silva, Maria Carmem Gomes, Jeferson Mateus Dariva, Adriana Regina Corrent

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


A Feira do IFRS Campus Rolante integra o projeto de Extensão “Circuitos curtos de comercialização: potencializando a produção orgânica de alimentos no Vale do Paranhana”. Este projeto iniciou em 2018, a partir do projeto de cestas do grupo de consumidores ecológicos e da experiência da feira realizada em 2017 pelos estudantes da turma de agropecuária subsequente 2017/2. A feira inicialmente ocorria quinzenalmente, no Campus do IFRS. A pedido dos consumidores e em parceria com a Emater de Rolante, a mesma foi transferida para a Casa da Colônia e é realizada semanalmente, todas as terças-feiras. Este trabalho teve como objetivo avaliar a satisfação dos consumidores, melhorar o processo de implantação e consolidar a feira, através de um questionário. O questionário foi elaborado contendo 15 perguntas, com questões abertas e fechadas e foi respondido por 41 consumidores. Todas as respostas foram avaliadas qualitativamente. Como principais resultados destaca-se os seguintes pontos: de acordo com os consumidores, a maioria deles comparece na feira por acreditar que consumindo alimentos produzidos sem agrotóxicos sua saúde será preservada. Segundo as opiniões, os produtos mais importantes consumidos são: hortaliças, frutas, raízes e tubérculos. Na maioria das vezes quem compra na feira compra para toda a família, pensando especialmente na saúde dos seus filhos, geralmente crianças. A maioria dos consumidores demonstrou interesse em conhecer as propriedades dos agricultores, para saber mais sobre como seu alimento é produzido e conhecer as diferenças entre o modo de cultivo orgânico e convencional. Poucos conhecem as diferenças entre agroecologia, cultivo orgânico e cultivo convencional. Em relação a compra direta com os agricultores, a maioria dos consumidores considera algo importante, pois proporciona o comércio justo, sem atravessadores, aumentando os ganhos dos agricultores. Os consumidores sugerem como melhoria a ampliação dos horários da feira, ampla divulgação em veículos de comunicação como rádios, jornais e redes sociais. Após a avaliação, as sugestões serão debatidas junto ao grupo de agricultores e as melhorias serão implementadas, visando envolver um número maior de consumidores e aprimorar o trabalho já desenvolvido, contribuindo assim de forma efetiva para a ampliação dos cultivos agroecológicos e com uma vida saudável tanto para consumidores quanto para agricultores.

Palavras-chave


Agroecologia, comércio justo, circuitos curtos de comercialização.

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