Última alteração: 03-10-2018
Resumo
A complexidade tecnológica em que estamos vivendo com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem submetendo a sociedade contemporânea a um contexto de imersão tecnológica, na qual a utilização das TICs exerce grande influência sobre a vida das pessoas, provocando mudanças nas formas de comunicação e no acesso a informações. Com o advento das novas tecnologias emergiram novas formas de ensino e, sobretudo, de aprendizagem, tornando possível a realização de atividades de educação à distância. Um aspecto chave nessa modalidade de educação é a utilização de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA), que são programas de computador que viabilizam as atividades de ensino e aprendizagem. O IFRS adota como AVEA padrão o Moodle, o que demanda certa desenvoltura dos educandos quanto à utilização de recursos computacionais. Sendo assim, o presente projeto tem o objetivo de promover a fluência tecnológica aos educandos e docentes do IFRS Campus Rolante de modo a capacitá-los desenvolver atividades de educação à distância. Para isso, as atividades vêm sendo desenvolvidas através de atendimento presencial realizado pela bolsista, bem como capacitação de acordo com as demandas surgidas pelas turmas. Desde o início do projeto, foi possível identificar crescente aumento na utilização da plataforma Moodle como recurso de ensino-aprendizagem.