Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Índice de leitura anual dos alunos e servidores do IFRS – Campus Rolante: Segunda edição
Luisa Mariana da Silva, Lívia dos Reis Edinger da Silva, Yolanda Caroline Colombo, Lílian Juliana da Rosa, Roberta Caroline Finger, Frederico Schardong

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


A leitura está presente na vida das pessoas desde a invenção da escrita na passagem da Pré-
história para a Idade Antiga. Desde então tem contribuído para o desenvolvimento das
pessoas pois está associada à formação dos indivíduos [Krug 2015], tanto na área intelectual
como na social. A leitura também amplia o vocabulário e a consciência crítica, proporcionando
uma visão mais ampla do mundo. Este estudo tem como objetivo quantificar os índices de
leitura anual dos alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul - Campus Rolante e também, compará-los com os resultados obtidos
em 2017, onde mais de 50% da população acadêmica estava abaixo ou próximos da média
nacional de leitura, que é de 4,96 livros por ano [Galeno et al. 2010]. A metodologia de
pesquisa empregada na realização deste estudo quantitativo foi a pesquisa de levantamento.
Um questionário com perguntas abertas e objetivas foi apresentado aos alunos e servidores
do campus, buscando saber quantos livros, em média, cada entrevistado lê por ano, a qual
dos corpos institucionais pertence (discente, docente ou técnico), seu sexo e idade. A
pesquisa ocorreu entre os dias 06 e 19 de setembro de 2018, com participação de 72,09% da
população do campus. Os dados foram analisados de acordo com sexo e idade, contando
com três realidades: discentes (divididos por turmas), docentes e técnicos. Os alunos
entrevistados representam 72% dos discentes do campus, e englobam todas as turmas (dos
três níveis: técnicos integrado, subsequente e ensino superior), os quais apresentaram uma
média de leitura de 4,44 livros por ano. Sendo assim, esse grupo, como um todo, aumentou
o índice de leitura em relação ao ano passado, onde apenas 54% dos alunos estavam
próximos ou nessa média (referente aos alunos que liam entre 1 e 5 livros em 2017), e também
se aproxima mais da média de nacional leitura que é de 4,96 livros por ano [Galeno et al.
2010]. A amostra do grupo dos técnicos representa 77,4% desta população e atingiu a média
de 8 livros por ano, se encontrando acima da média nacional. Já os docentes foram
representados por 65,7% do total deste grupo, alcançando a média de 10,2 livros por ano,
que é mais do que o dobro da média nacional de leitura. No geral, os integrantes do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rolante possuem
a média de 5,14 livros lidos por ano, estando acima da média nacional de leitura anual.

Palavras-chave


Índice de leitura. Pesquisa quantitativa. IFRS – Campus Rolante.

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