Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

Tamanho da fonte: 
CEV.IFRS S.E - Aprendizagem de gestão empreendedora na prática
Felipe Ernesto Lembi, Josimar Smaniotto, Roberto Schumann, Eduardo da Rocha Bassi, Luiz Antônio Teffili, Aline Schuh, Juliana Batistti, Getúlio Reale

Última alteração: 30-09-2018

Resumo


Avaliações realizadas junto aos educandos do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais indicaram um descontentamento pelo excesso de aulas teóricoconceituais, que gradualmente vinham ocasionando a falta de interesse dos alunos nos componentes curriculares do curso. O Projeto Pedagógico do Curso prevê a obrigatoriedade do desenvolvimento de práticas profissionais, que podem ser executadas por meio de projetos integradores, visando garantir aos estudantes o desenvolvimento de uma visão prática e interdisciplinar. Além disso, os professores carregam na sua memória como educandos os aprendizados de algumas aulas que marcaram seu processo de formação por motivos distintos: clareza e conhecimento em alguns casos, paixão e interesse pelo aluno em outros, mas especialmente as aulas práticas e divertidas. Tendo em vista que, conforme aponta a literatura, a cerveja artesanal apresenta uma nova tendência de consumo, e um nicho de mercado em desenvolvimento no mundo, e considerando mais especificamente a cidade de Rolante como nicho de estudo, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais estão desenvolvendo um projeto de ensino integrador voltado para a criação, desenvolvimento e encerramento de uma cervejaria artesanal “relâmpago”, envolvendo diversos componentes curriculares do semestre. O projeto se justifica como uma oportunidade de conhecer melhor este mercado, suas especificidades, potenciais, tendências e desafios, mas especialmente pela oportunidade de aprendizagem de gestão na prática, por meio da criação e administração de um empreendimento real. O objetivo é que durante um semestre, os alunos criem a sua própria empresa de cervejas artesanais sob a orientação dos educadores em um formato interdisciplinar. O método consiste no lançamento de um desafio pelos educadores no início do semestre: “Vamos fazer uma empresa relâmpago de cervejas artesanais?”, propositalmente bastante aberto. A partir do aceite, professores e alunos começaram a pensar juntos quais seriam os objetivos, o que precisaria ser feito, entre outras atividades. A execução ocorre de forma integrada entre os componentes curriculares de Gestão de Marketing I, Gestão da Produção e Operações, Gestão de Pessoas I, Contabilidade Geral e Leitura e Produção Textual. Os resultados parciais estão surgindo, na medida em que o projeto se desenvolve. As atividades já realizadas incluem o processo de financiamento do empreendimento pela emissão e venda de ações ordinárias ao portador, uma pesquisa de mercado procurando entender o público consumidor alvo, a definição dos tipos de cerveja a serem produzidas, definição de nome e marca, o desenvolvimento de estratégias de marketing, de produção e de comercialização. Ao final do semestre serão avaliados os resultados da empresa, tanto financeiros, quanto patrimoniais e de mercado, culminando para uma avaliação da aprendizagem de gestão.

Palavras-chave


Metodologias ativas de ensino; Aprendizagem por projeto; interdisciplinaridade; Cervejas artesanais; Gestão.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.