Portal de Eventos do IFRS, III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (2018)

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Análise das diferentes formas de Capital no desempenho escolar de estudantes do IFRS – Campus Rolante
Nathan Estraes, Renata Yasmin Adams, Rafael de Carvalho Barbosa

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


Um dos principais temas abordados em estudos de sociologia da educação é a relação entre o desempenho escolar e a origem social dos estudantes. O desempenho escolar é, geralmente, associado a questões como sucesso e fracasso escolar, que são sinônimos, na maioria das vezes, de baixo e alto rendimento escolar. Além de serem classificações extremamente complexas, carregam consigo muito preconceito que acabam por legitimar um sistema de ensino que oferece oportunidades diferentes para diferentes estudantes que possuem históricos sociais bastante opostos, em muitas vezes. O principal objetivo principal desse trabalho é analisar a influência da origem social no desempenho escolar dos estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rolante entre os anos de 2017 e 2018. Para compreender as relações entre o desempenho escolar dos estudantes e sua origem social, utilizamos, principalmente os trabalhos de Pierre Bourdieu, sobre as relações entre as origens sociais de estudantes e a reprodução do sistema objetivo de posições e dominação. Os dados foram analisados a partir da aplicação de questionários socioeconômicos em cada uma das turmas do referido Campus. Nossos resultados preliminares indicam que os diferentes arranjos sociais devem ser levados em consideração ao avaliar-se o desempenho escolar dos estudantes dessa instituição.


Palavras-chave


Desempenho Escolar, Capital Cultural, Capital Econômico.

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