Portal de Eventos do IFRS, Volume 4, 2020

Tamanho da fonte: 
Vivências e aprendizados do PIBID
Guimara Bulegon, Patrícia Teresinha Valim Casagrande, Sandra Denise Stroschein

Última alteração: 01-09-2020

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto que proporciona o primeiro contato do acadêmico com o contexto escolar. O objetivo deste trabalho é descrever as vivências e aprendizados proporcionados pelo PIBID, relatando nossas experiências e expondo nossa trajetória. Para a maioria dos acadêmicos de licenciatura, a prática em sala de aula, ocorrerá nos últimos anos de graduação, durante os estágios obrigatórios. E para muitos, torna-se um momento temido, pois ainda não descobriram suas habilidades como professor. No PIBID, podemos desenvolver habilidades e domínios de sala de aula, trabalhando em conjunto com os demais bolsistas e com professores que atuam na rede de ensino. A oportunidade do contato semanal com alunos de ensino médio ou de ensino fundamental nos abriu um caminho de possibilidades e descobertas muito antes de concluirmos a graduação. As experiências que vivenciamos durante o PIBID nos proporcionaram maior confiança nos estágios finais do curso e nos transformaram enquanto professoras. Estar inserido no ambiente escolar desde o início do curso, atuar com diferentes séries e turmas, reconhecer a área com a qual mais se identifica auxiliou e ratificou a escolha da docência como profissão para assim, poder evoluir profissionalmente, superando as adversidades que, certamente, se apresentarão. As aulas preparadas pelos bolsistas foram pensadas com o intuito de proporcionar momentos diferenciados de aprendizado para os alunos. Dessa forma, trabalhamos com adaptações de jogos e confecção de materiais concretos. Poder ensinar Matemática através de diferentes recursos didáticos, tornou-se um momento transformador, tanto para os alunos, quanto para os bolsistas. Nos fez sair da zona de conforto, estimulando a pesquisa para o desenvolvimento de materiais dinâmicos, que estimulam o raciocínio lógico dos alunos, levando-os a enxergar a Matemática que existe em seu dia-a-dia. As reuniões semanais com os bolsistas e professores foram momentos de muito aprendizado que nos fizeram olhar e refletir sobre nossa caminhada docente, analisar nossos erros e acertos e compartilhar os conhecimentos adquiridos. Para enfatizar ainda mais os conhecimentos e experiências que adquirimos enquanto bolsistas, tivemos a oportunidade de relatar nossas práticas em artigos. Geralmente, nos baseamos em algum objeto do conhecimento ou algum material didático preparado especialmente para as aulas. Nesses artigos, além de analisarmos os pontos positivos e negativos da aplicação, ainda podemos refletir sobre nossa atuação em particular e, dessa forma, buscar a evolução profissional e pessoal. Um trabalho elaborado se torna ainda mais válido quando é possível apresentá-lo, pois a participação em eventos permitiu conhecer outros relatos, aprender com eles e ainda ter a possibilidade de expor as nossas experiências. Os vínculos formados também foram muito importantes, pois durante a graduação surgiram diversos desafios, os quais só conseguimos superar em conjunto com pessoas que compartilham os mesmos objetivos. Fazer parte deste programa nos fez crescer como alunas, como profissionais e como seres humanos. Nos deu a certeza de que estamos no caminho certo, em busca de uma formação integrada com a realidade das escolas. Aprendemos a enxergar os alunos como seres em formação, nos aproximando deles e buscando meios de criar uma comunicação que os ajude no aprendizado, instigando-os a querer buscar o conhecimento, serem curiosos e autônomos. Sermos chamadas de “profe” pela primeira vez, explicar algo para os alunos e perceber que eles entenderam e, assim como, observá-los ajudando outros colegas com o que ajudamos a construir, e sermos reconhecidas pelas professoras titulares das turmas com as quais trabalhamos, é uma experiência que nos impulsionou a continuar nessa caminhada.

Palavras-chave


PIBID; Docência; Iniciação à Docência; Licenciatura em Matemática; Profissão.

Texto completo: PDF