Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

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PIBID: aplicando atividades no EJA
Daniele Lenzi Rizzotto, Igor Bruno Mantovani, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


O PIBID é um projeto que insere estudantes das variadas licenciaturas nas escolas para atuarem no papel de professor. Atualmente, cursando o quarto semestre de Licenciatura em Matemática no IFRS - Campus Caxias do Sul, nossa atuação dá-se na E.E.E.M Evaristo de Antoni com duas turmas de EJA, sendo uma de 1º ano e a outra de 3º. Por estarmos lidando com alunos de mais idade e que apresentam muita dificuldade na disciplina, o objetivo constitui-se em encontrar formas de elucidar - da forma mais simples possível - conceitos matemáticos indispensáveis para a formação dos mesmos. Como a bolsa deu início às suas atividades no dia 1 de Setembro, até agora foram realizadas apenas duas atividades. A primeira consistiu em, utilizando a metodologia construtivista, relembrar com os alunos as propriedades do Teorema de Pitágoras, realizando uma demonstração do mesmo. Para isso, utilizou-se kits que continham um triângulo retângulo que possui em suas arestas e hipotenusa quadrados. Os quadrados formados pelas arestas possuem demarcações pontilhadas que formam três triângulos e dois quadriláteros. Esses que juntos formam um quebra-cabeça que se encaixam dentro da área do quadrado formando com a medida da área da hipotenusa. Logo depois, foi feita a resolução de exercícios aplicados, utilizando uma maquete em um deles para obter uma melhor visualização do problema a ser resolvido. Todos os alunos participaram da atividade demonstrando bastante interesse em uma metodologia diferenciada, encarando a primeira atividade como uma brincadeira e um desafio de montar o quebra-cabeça. No exercício contextualizado, a dificuldade de todos da turma foi a interpretação da questão: não conseguiam compreender o que deveriam fazer e tão pouco analisar as informações. Quando auxiliados pelos docentes na interpretação e na sistematização da questão, resolver os cálculos não foi dificuldade para alguns, mas ainda assim maioria não conseguia solucionar a questão. Já a segunda atividade, consistiu em revisar com os alunos o processo para calcular determinante de matrizes de ordem três. Logo depois, aplicou-se um jogo envolvendo matrizes e uma dinâmica no final da aula. Os estudantes calcularam o determinante das matrizes entregues com um pouco de dificuldade, invertendo o procedimento – fazendo soma da diagonal secundária menos a primária – mesmo com uma revisão anteriormente passada. Ao final, os sete alunos participaram da dinâmica do presente - onde deveriam ir repassando o presente entre todos os colegas, dando-lhes características positivas como justificativa para presenteá-los - inicialmente um pouco envergonhados. Entretanto ao decorrer da dinâmica, demonstraram mais entusiasmo e engajamento. Com base nos relatos anteriormente citados, pode-se concluir que a aplicação do PIBID em turmas de EJA, aumenta capacidade e experiência que os docentes possuem. Isso influencia diretamente na hora de elaborar uma aula diferenciada e cativante, pois essas competências são necessárias para motivar os alunos de EJA. Ademais, incentiva a formação de docentes e promove interação entre a teoria e a prática indispensável para uma formação de qualidade dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.

Palavras-chave: PIBID. EJA. Formação Inicial.


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