Última alteração: 20-06-2019
Resumo
O presente projeto de pesquisa, voltado à formação inicial docente, tem como objetivo que estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, selecionados como bolsistas, atuem como pesquisadores a fim de tornar possível a reflexão sobre a ação pedagógica envolvendo sujeitos escolares em tempos de vida e trajetórias escolares distintas. Desenvolvida desde maio de 2017, essa proposta trabalha em dois eixos que se articulam entre si com enfoque na teoria e na prática docente: 'Currículo, saberes pedagógicos e processos escolares inclusivos' e 'Currículo, saberes experienciais e processos escolares inclusivos'. No primeiro eixo, valoriza-se a análise e reflexão de referenciais teóricos que transitam entre a Pedagogia Institucional e Diferenciada, com ênfase a estudiosos como Philippe Meirieu, dentre outros, que possibilitam uma análise criteriosa a respeito da ação pedagógica. No segundo eixo, almeja-se compreender a ação docente como o momento de interação reflexivo e singular com os sujeitos cotidianos escolares “reais”. Portanto, como diferencial da proposta iniciada no ano anterior, há o investimento no mapeamento das matrículas dos estudantes com deficiência nas escolas públicas de educação básica de Caxias do Sul, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. Logo, as bolsistas de pesquisa participaram de uma ação de ensino voltada à instrumentalização para utilização do software de estatística “Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)” para acesso e análise dos microdados do Censo Escolar de Educação Básica das 143 escolas públicas de Educação Básica de Caxias do Sul, referentes ao ano de 2017, com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Ressalta-se, a partir das análises das estatísticas educacionais, a predominância da deficiência intelectual nas redes estadual e municipal de ensino, o que equivale a 67,61% do total das matrículas. Na rede federal, o dado maior registrado refere-se à baixa visão. Observa-se, também, que o maior número de estudantes com deficiência estão matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, somando 35,47% das matrículas totais dos estudantes com deficiência. Ao passo que, apenas 9,32% desse total de matrículas estão matriculados no Ensino Médio. No momento de submissão do presente estudo, os resultados ainda são parciais, uma vez que os estudos teóricos estão em andamento, envolvendo a literatura acadêmica e os dispositivos legais e normativos que embasam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O projeto também prevê a participação das bolsistas em eventos acadêmicos e a divulgação da pesquisa por meio de artigos e resumos. Dessa forma, o projeto corrobora para uma leitura política ampliada a respeito do acesso, permanência e fluxo escolar dos estudantes com deficiência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio nas escolas públicas do município referido. Por conseguinte, o projeto de natureza qualitativa, prevê a pesquisa-intervenção, de modo que as bolsistas de ensino superior desenvolvam 'boas práticas' em uma turma com presença de estudantes com deficiência, na área curricular da matemática, em escolas definidas a partir da análise das estatísticas educacionais. Assim, a proposta do projeto expande os saberes teóricos e promove a inserção das estudantes de Licenciatura no cotidiano desafiador da escola básica contemporânea, uma vez que, a partir da perspectiva da Educação Inclusiva, a responsabilidade social da escola com a efetiva aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas singularidades, torna-se ainda mais contundente.
Palavras-chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Ação Pedagógica.