Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

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Aprender ensinando: as múltiplas facetas do PIC
Daniela Tomazi, Wellington de Lima Modelski, Esequia Sauter

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que propicia ao aluno premiado em cada edição da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP) entrar em contato com questões interessantes no ramo da Matemática. O programa possui diversos objetivos, sendo os principais: despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral; motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas; aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas; incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas. A equipe do PIC é formada por: professores orientadores, que conduzem os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa nos encontros presenciais;  moderadores de fórum, que acompanham e estimulam discussões e resolução de problemas em salas virtuais; coordenadores de fórum, que articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas; e coordenadores orientadores, que orientam e acompanham todas as atividades realizadas pelos professores orientadores e premiados da OBMEP no PIC em sua região. No ano de 2018, os professores orientadores eram licenciandos em matemática e, em Caxias do Sul, as aulas eram realizadas nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. O polo atendia a medalhistas da OBMEP do Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), do Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e do Nível 3 (Ensino Médio). Vale salientar que o material didático é preparado pelo IMPA para os alunos nos diferentes níveis. As aulas eram ministradas combinando a metodologia dialética na construção do conhecimento e a metodologia de resolução de problemas, incentivando a participação e colaboração dos alunos, possibilitando a oralidade e trabalho em grupo. Durante o programa, foi possível observar a evolução dos estudantes tanto no conhecimento matemático quanto no desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias para resolução de questões.  Ademais, como acadêmicos do 3º/4º semestre de Licenciatura em Matemática, é possível afirmar que a participação no programa contribuiu para a formação acadêmica docente, visto que possibilita experiência em sala de aula e o contato com alunos de realidades distintas.

Palavras-chave: Educação Matemática. OBMEP. Aprendizagem Significativa.


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