Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

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Monitoria em sala de aula na educação de jovens e adultos
Daniel Góis, Virgínia Pigatto Pereira, César Bublitz

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


De acordo com a legislação, todos aqueles que não tiveram oportunidade de iniciar ou finalizar os estudos dos níveis Fundamental ou Médio, na idade adequada, podem ter acesso a essas etapas de escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à forma de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos). Sendo assim, é disponibilizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul, o Curso Técnico em Administração na modalidade EJA. Dessa forma, vê-se a importância de auxiliar os discentes do Curso, considerando as dificuldades, geralmente apresentadas pelos mesmos na disciplina de matemática, procura-se assim minimizar os índices de evasão  apresentados. Visto isso, foi pensado no projeto de ensino “Monitoria em sala de aula na educação de jovens e adultos”. Esse consiste em um auxílio por parte dos licenciandos em Matemática dentro da sala de aula, nos períodos em que ocorre essa disciplina no EJA. Permitindo, assim, aos alunos do curso de Licenciatura, um maior contato com a prática docente, pois além de complementar a formação dos mesmos, o projeto dá a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos até então. Contudo, para o projeto desenvolver suas atividades os bolsistas organizam-se em duas cargas horárias, onde um deles realiza 8 horas semanais e o outro 4 horas. O projeto é realizado em três turmas, duas dessas , o segundo e terceiro ano, respectivamente com 16 e 15 alunos,  possuem os encontros nas quartas-feiras. Nas quintas-feiras os dois bolsistas realizam o trabalho no primeiro ano, esse com 39 estudantes. A variação no número de monitores ocorre pelo fato dessas primeiras duas turmas possuírem um número menor de alunos em relação a última. Nessas aulas os monitores procuram, em momentos oportunos, responder a dúvidas e questionamentos dos estudantes, buscando facilitar o entendimento dos mesmos. Também atuam na mediação entre as dificuldades encontradas pelos alunos, e as maneiras que a docente titular apresenta diferentes tópicos, fazendo com que essas dificuldades sejam compreendidas pela professora e possam ser trabalhadas durante as explicações. Além disso, o projeto visa reforçar e retomar metodologias por parte dos bolsistas para que assim, tenham mais facilidade para se moldar dentro das situações oferecidas pelos discentes. Através de relatórios mensais os bolsistas proporcionam um retorno ao professor coordenador do projeto promovendo uma troca de conhecimentos referente às ações em sala de aula. Ao final, almeja-se produzir um artigo a partir das experiências vividas pelos licenciandos.

Palavras-chave: Matemática. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Docência.


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