Portal de Eventos do IFRS, Volume 1, 2017

Tamanho da fonte: 
Características do Triângulo: construindo ferramentas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem
Carlos Eduardo Neves da Silva, Virgínia Pigatto Pereira, Gabriela Costa Bonato, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 23-09-2018

Resumo


Para romper o ensino abstrato da matemática, os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN’s) sugerem a dinamização do conteúdo, que nesta oficina é apresentada por
meio da construção de objetos que possibilitam uma melhor visualização das
características do triângulo. Sendo assim, o objetivo deste minicurso consiste em
viabilizar aos licenciandos e docentes em matemática a produção de materiais para
auxiliarem nas suas práticas pedagógicas no ensino fundamental. Para isto, será
realizada de forma expositiva dialogada a construção desses materiais,
simultaneamente as instruções de como aplicá-las. Dessa forma, serão trabalhados os
ângulos internos e externos de um triângulo de modo a mostrar que a soma deles são,
respectivamente, 180º e 360º, o baricentro de um triângulo, o qual funciona como
ponto de equilíbrio do triângulo e o Pantógrafo para o estudo de razão e semelhança,
onde será possível a reprodução em escala de figuras geométricas, bem como de
desenhos quaisquer. Por fim, espera-se que os participantes deste minicurso
consigam produzir um kit de instrumentos capazes de auxiliá-los durante sua prática
docente, preferivelmente ao ensino fundamental. Também, aguarda-se que, estes,
aprimorem seus conhecimentos acerca das características do triângulo estando aptos
a reproduzirem a construção de todos os materiais pedagógicos, bem como a
aplicação de uma aula nestas perspectivas.

Texto completo: PDF