Portal de Eventos do IFRS, Volume 1, 2017

Tamanho da fonte: 
Ampliando a noção de distância: uma introdução aos Espaços Métricos
Camila Gasparin Magnaguagno, Virgínia Pigatto Pereira, Érick Scopel, Lucas Pinto Dutra

Última alteração: 04-12-2018

Resumo


No século XIX, a matemática consentiu a importância da abstração e da generalização
de seus conceitos. Entre eles, a noção de distância passou a ser encarada com outros
olhos, reconhecendo a relevância de medir objetos em conjuntos que não são
familiares. Com essa ideia de medida mais geral, nasce um campo da matemática
conhecido como Espaços Métricos. Este trabalho tem por objetivo mostrar outras
formas de medir objetos em espaços com uma métrica e proporcionará, em especial, o
tratamento do conceito de Bolas Abertas e Fechadas num Espaço Métrico. Tal estudo
faz parte do projeto de ensino “Espaços Métricos - uma introdução” que conta com a
apropriação de conceitos como sequências, limites, funções contínuas em Espaços
Métricos além de demonstrar o Teorema do Ponto Fixo que tem várias aplicações em
diversos campos da matemática. Nos encontros semanais, são estudados tópicos
relacionados ao tema, através dos quais são construídas generalizações acerca
desses propiciando a aquisição de conceitos básicos em topologia. Há também a
apresentação dos tópicos por parte dos bolsistas, trabalhando a exposição coerente
das ideias estudadas, propondo discussões que enriquecem o estudo.
Concomitantemente, está sendo desenvolvido um caderno didático, trabalhando o
rigor da escrita matemática e o conhecimento do formato LaTeX. Neste caderno, além
da explanação dos tópicos anteriormente trabalhados, serão reunidos exemplos e
explicações de caráter intuitivo e lúdico, para futuro acesso de docentes e discentes
que se interessem pelo assunto.

Texto completo: PDF