Portal de Eventos do IFRS, Volume 1, 2017

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Formação pedagógica: espaço para fortalecimento do projeto Lógica na Escola
Natã Molina da Fontoura, Kelen Berra de Mello, Clarissa Haas

Última alteração: 23-09-2018

Resumo


A lógica é um artificio de grande relevância para o pensamento cientifico e filosófico.
Porém, o que se entende por lógica? Segundo Copi (1978, p. 19) “O estudo da lógica
é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do
incorreto”. Portanto, tendo em vista sua importância no auxílio de resolução de
problemas nas diversas áreas do conhecimento devido a sua característica de
distinguir o correto do incorreto, foi criado o projeto de extensão “Lógica na Escola”
que visa melhorar o desempenho na Prova Brasil na área de Matemática de uma
escola do município de Caxias do Sul, através da elaboração de atividades de lógica.
O projeto abrange todas as turmas dessa escola desde a Educação Infantil até os
anos finais do ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Essa atividade, chamada de “Hora do Desafio”, ocorre de 15 em 15 dias, durante os
primeiros vinte minutos de aula, sendo que os professores da escola são os
responsáveis por aplicar as atividades elaboradas pelo projeto. Este trabalho tem
como objetivo relatar uma reunião pedagógica, elaborada pelo projeto, como intuito de
aproximar os professores ao projeto de extensão, onde foi apresentado algumas
possibilidades de atividades para serem aplicadas na “Hora Desafio”. A reunião foi
realizada em três turnos, sendo manhã: Anos finais do Ensino Fundamental; Tarde:
Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; E noite: A EJA. As
atividades apresentadas em cada reunião foram distintas, devido aos diferentes níveis
das turmas. As propostas apresentadas abordavam diferentes tipos de exercícios que
utilizavam habilidades específicas como visão espacial, interpretação de texto,
sequência lógica e matemática. O objetivo da reunião era verificar o nível de
dificuldades das atividades com os professores e se elas poderiam ser aplicadas com
os alunos nos diferentes anos escolares. Além disso, também havia o intuito de
incentivar a utilização da lógica durante as aulas, demonstrando que ela pode estar
presente em todas as áreas do conhecimento e o aprendizado significativo que pode
trazer para os alunos. A realização das atividades foi organizada em formato de
desafio, com grupos de 3 a 4 professores, sendo que os dois primeiros grupos a
concluírem o desafio recebiam um prêmio simbólico. Inicialmente, aplicou-se os
exercícios de maior facilidade, sendo que para cada desafio foi estipulado um tempo
limite para concluí-lo. Conforme os professores iam realizando as atividades,
respeitando o tempo limite imposto, eram entregues novos exercícios que foram,
gradualmente, tornando-se mais complexos e exigindo maior atenção. Referente à
recepção dos professores em relação as atividades, observou-se uma maior
receptividade dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA, já os
responsáveis pela Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental
demonstraram um maior receio com as atividades, devido à dificuldade apresentada
por elas. Após a apresentação dos desafios, os professores e a coordenação
pedagógica da escola discutiram a validade das atividades propostas e separaram por
anos escolares cada atividade Neste momento foi possível perceber que a formação
pedagógica cumpriu seu objetivo que era de aproximar os professores da “Hora do
Desafio” bem como verificar se as atividades estavam coerentes com os anos
escolares.

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