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Circuito de equações: uma estratégia para a aprendizagem ativa
Última alteração: 22-09-2018
Resumo
Neste artigo relata-se uma experiência realizada com uma proposta didática para a
consolidação de aprendizagens, no caso deste trabalho, de equações em uma turma
de 9° ano do Ensino Fundamental. A proposta consta de um circuito de questões
sobre equações quadráticas, biquadradas e irracionais que são resolvidas em uma
atividade que integra toda a turma, tendo os estudantes que desempenhar diferentes
papéis: solucionador, orientador e analisador de resoluções de equações. A proposta
caracteriza-se como uma estratégia de aprendizagem ativa, que integra os estudantes
em intensa interação, cooperação e pensamento coletivo. Na prática, a turma é divida
em grupos e esses formam três subgrupos, que se revezam nas seguintes atividades:
um subgrupo sorteia uma equação para resolver no quadro; outro terá que analisar a
resolução da equação sorteada por um grupo adversário, se está corretamente
resolvida e com linguagem matemática adequada; e o terceiro subgrupo estará atento,
de modo a poder auxiliar o seu grupo na resolução da equação no quadro. Assim,
promove-se a avaliação pelos pares, também para aprender, e o caráter lúdico é o
motor afetivo que incentiva aos estudos, discussões e reflexões para o
desenvolvimento de aprendizagem significativa sobre equações. Além disso,
oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de
condutas para atuar em equipes, como respeito, participação ativa e aprimoramento
de conhecimentos, à medida que aprendem com os colegas e compartilham com
esses, o que sabem.
consolidação de aprendizagens, no caso deste trabalho, de equações em uma turma
de 9° ano do Ensino Fundamental. A proposta consta de um circuito de questões
sobre equações quadráticas, biquadradas e irracionais que são resolvidas em uma
atividade que integra toda a turma, tendo os estudantes que desempenhar diferentes
papéis: solucionador, orientador e analisador de resoluções de equações. A proposta
caracteriza-se como uma estratégia de aprendizagem ativa, que integra os estudantes
em intensa interação, cooperação e pensamento coletivo. Na prática, a turma é divida
em grupos e esses formam três subgrupos, que se revezam nas seguintes atividades:
um subgrupo sorteia uma equação para resolver no quadro; outro terá que analisar a
resolução da equação sorteada por um grupo adversário, se está corretamente
resolvida e com linguagem matemática adequada; e o terceiro subgrupo estará atento,
de modo a poder auxiliar o seu grupo na resolução da equação no quadro. Assim,
promove-se a avaliação pelos pares, também para aprender, e o caráter lúdico é o
motor afetivo que incentiva aos estudos, discussões e reflexões para o
desenvolvimento de aprendizagem significativa sobre equações. Além disso,
oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de
condutas para atuar em equipes, como respeito, participação ativa e aprimoramento
de conhecimentos, à medida que aprendem com os colegas e compartilham com
esses, o que sabem.
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