Ensino/ banner
Programa NUPIA como elemento de integração e melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos do curso de Técnico em Agropecuário, Agronomia e Horticultura do IFRS- Bento Gonçalves | |
Thayna dos Santos Xavier, Luís Carlos Diel Rupp, Francisco Enderle, Diovane Freire Moterle, Aline Nondillo, Luis Fernando da Silva, Jair Matias da Rosa |
Análise de dados da avaliação biométrica por meio da construção e interpretação gráfica | |
Ana Clara Alessi Araldi, Tatiane Eitelven, Joana Frighetto Angheben, Vitor Baldissarelli Miotto, Ismael Baldissarelli Miotto, Daniela Tremarin Marina |
Vida e orgulho de Geraldo em São Miguel dos Pretos: uma pesquisa sobre família, ancestralidade, terras quilombolas e perspectivas para o futuro. | |
Maisa Cavalheiro Moraes, Juliana Soares, Júlia Vanazzi Cobalchini |
Educação de jovens e adultos em escolas de Bento Gonçalves no contexto pandêmico | |
Angelita Lopes Morais, Deise Andréia Enzweiler |
Prática como componente curricular: uma proposta de aula sobre derivação de palavras para o Ensino Fundamental | |
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert |
A Semântica no Ensino Médio: um estudo realizado através de livros didáticos | |
Taiani Ferreira de Mattos, Kleber Eckert |
Ensino/ estande
Da NASA à sala de aula: como a elaboração de uma maquete de modelo digital de elevação pode ajudar a ilustrar as aulas de topografia | |
Eduardo Garcia Moreira, Rodrigo Vieira Luciano |
Sabão caseiro: sustentabilidade limpa | |
Tawan Lanes Ravazio, Rafaela Garbin Tiz, Allice Vaz, Tatiane Machado Dias, Emanuelle Andrizzi Somavilla, Janice Corbelini Mejolaro, Elisandra Deitos |
Um projeto suculento | |
Milena da Silva, Luciane Dutra Ribeiro, Érick da Silva, Ingrid dos Santos Maciel, Kimberli Pacheco Marques, Paola Peruzzo Franzen, Andreia Melo Deconto |
PIPA-IFmakeRS - Laboratório maker do campus Bento Gonçalves do IFRS | |
Taciane Sandri Anhaia, Delair Bavaresco, Cristian Doring Molon |
Construção de mecanismos dinâmicos de transformação de movimentos com Geogebra | |
Adrielly de Assis, Delair Bavaresco, Angela Zatt Lazzari, Fernando Henrique Merlo, Karen Binder |
Luz, câmera, educAÇÃO | |
Milena Predebom Winter, Daniela Tremarin Marina, Eloísa Salini Rosolen, Enzo de Almeida da Rosa, Karen Fernanda Trindade Conceição, Raíssa Filippi Chiella Cardoso |
Pesquisa/inovação/ banner
Jogos em tempos de pioneirismo: perfis de programadores nos primeiros anos da revista Micro Sistemas | |
Amábile Thereza Quadros da Rosa, Marcelo Vianna, Antony Gabriel da Silva dos Santos, Gabriel Dornelles Machado |
Principais pautas dos Deputados Federais gaúchos membros da Frente Parlamentar Evangélica nas redes sociais | |
Leonardo Marangoni Nuncio, Janine Trevisan |
Letramento Financeiro no Ensino Médio: contribuições dos projetos integradores do PNLD 2021 | |
Luana Casara Maschio, Karine Pertile |
Por trás dos quadros brancos e canetões: o perfil sociodemográfico dos professores de Sociologia da região da 16ª CRE/RS | |
Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Jonathan Henriques do Amaral, Bianca Lazzaretti Motta |
Literatura e cinema: o reflexo da adaptação "Blow-Up" na recepção da obra de Cortázar no Brasil | |
Priscila Ogliari Mariani, Tiago Pedruzzi, Michele Savaris |
Elaboração de Biopolímeros com Resíduos de Malte Utilizado na Fabricação de Cerveja | |
Augusto Rizzardo Bettoni, Daniel Martins Ayub, Norberto Arduino Locatelli, Roberta Nehme de Moura, Shana Paula Segala Miotto, Roberta Schmatz, Cristian Schweitzer de Oliveira |
Por trás dos quadros brancos e canetões: como atuam os professores de Sociologia da região da 16ª CRE/RS | |
Bianca Motta, Jonathan Henriques Amaral, Robert Rodrigues |
A influência das áreas verdes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves no cotidiano dos estudantes | |
Érika Massola Mieznikowski, Soeni Bellé, Janine Bendorovicz Trevisan |
Contribuição das plantas de cobertura de solo na distribuição dos nutrientes no perfil do solo em vinhedos da Serra Gaúcha | |
Francisco Enderle, Luis Carlos Diel Rupp, Jéssica Zalamena, Ângelo Antônio Pasa Silveira, Marciano Paludo, Thayna dos Santos Xavier, Diovane Freire Moterle |
Estratificação dos níveis de fósforo e potássio dos solos cultivados com videiras na Serra Gaúcha. | |
Nicole Spiller, Diovane Mortele, Francisco Enderle, Neiton Perufo |
Pesquisa/inovação/ estande
A relação entre as avaliações escolares e a ansiedade em estudantes da Educação Básica | |
Giovana Brandelli Migliavacca, Thayná Andrade Barbosa, Ana Carolina Serafini Rosina, Ana Elisa Ferrari Cavalli, Luísa Torezan Glanert, Vitor Giacomello, Suelen de Marco Sassi |
Panorama das ações realizadas no projeto “Recepção de Cortázar no Brasil” | |
Mateus Daniel Tasca Casagrande, Tiago Pedruzzi, Priscila Ogliari Mariani, Michele Savaris |
Extensão/ banner
Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados: a extensão como elo entre a formação docente e o atendimento às demandas sociais | |
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert, Ivone Massola, Carina Fior Postingher Balzan |
Relato de experiência: o estágio e a extensão na 7ª Semana de Língua e Literatura do IFRS Campus Bento Gonçalves | |
Taiani Ferreira de Mattos, Kleber Eckert, Jorge de Souza Bronzato Júnior, Carina Fior Postingher Balzan |
Manejo sustentável e orgânico de vinhedos na Serra Gaúcha | |
Ângelo Antônio Pasa Silveira, Marcus André Kurtz Almança, Francisco Enderle, Luis Carlos Diel Rupp, Diovane Freire Moterle |
Extensão/ estande
A vida secreta das formigas: aplicação de sequências didáticas para a educação ambiental no ensino básico | |
Eloíse Cousseau Machry, Aline Nondillo, Arthur Mezzomo Bessa, Claudia Fátima Kuiawinski, Deise Andreia Enzweiler, Edson Carpes Camargo, Marcus André Kurtz Almança |
“Sopro podcast - ano II”, um projeto de cultura e literatura. | |
Vitória Carolina Martins Marcolin, Tiago Pedruzzi, Mateus Daniel Tasca Casagrande, Michele Savaris |
A vida secreta das formigas: manutenção dos formigueiros do IFRS Campus Bento Gonçalves | |
Arthur Mezzomo Bessa, Aline Nondillo, Eloíse Machry, Marcus Almança |
Projeto Empório: uma nova proposta de ação na educação popular em segurança alimentar e saúde no modelo de economia colaborativa | |
Érika Massola Mieznikowski, Gisele Mion Gugel, Ana Júlia Reginatto Lorenzet, Anna Luiza Dall Ago, Daniela dos Santos Passaia, Leane Maria Filipetto |
Bebidas vegetais: uma alternativa aos leites de origem animal | |
Maria Eduarda Alves Berbert, Gisele Mion Gugel, Ana Laura Piacentini Frighetto, Laura Cavagnoli, Luan Da Silva Guth, Elisa Gabriele Fontana, Shana Paula Segala Miotto |
Indissociável/ estande
PET Matemática e Educação Maker na escola | |
Júlia Nichet, Delair Bavaresco, Camila Dal Ponte, Cristian Doring Molon, Eduarda Casanato Aires, Érica Balbinot, Iasmn Basso Gaio |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS, Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2018-2021.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul.
Rua Avelino Antônio de Souza, 1730, bairro Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, RS, CEP 95043-700.