Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos do IFRS?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

O trabalho deverá ser elaborado e submetido à MTC 2022 de acordo com as normas da língua portuguesa, de formatação, de conteúdo, utilizando o modelo disponibilizado (Anexo II).

Não serão aceitos os trabalhos que não atenderem integralmente as regras de formatação abaixo.

O resumo deverá ser enviado em formato .DOC ou .ODT de acordo com as normas abaixo:

  • Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)

  • Orientação: Retrato

  • Tipo de letra para o texto: Arial 11

  • Espaço entre linhas: 1,0 cm (espaçamento simples)

  • Margens: superior e esquerda = 3,0 cm; inferior e direita = 2,0 cm

  • Número de páginas: 1 (o trabalho não deverá exceder uma página)

  • Itálico: usar itálico em nomes científicos e/ou palavras estrangeiras (ex: Bacillus subtilis, startups).

  • Letra maiúscula: primeira letra do título, nomes próprios e siglas.

  • Cabeçalho: padrão fornecido em modelo pela organização da MTC 2022.


O Texto deverá contemplar os seguintes itens: título, nome dos autores, instituição dos autores, resumo, palavras-chave e, quando houver, agradecimentos ao fomento, deixando 1 linha (1 vez ENTER) após o item anterior, na ordem e conforme orientações a seguir:

 

Título: usar fonte em negrito, espaçamento entre linhas 1 cm (simples) e alinhamento centralizado. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilis, startups.

Autores: alinhamento centralizado. Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações, sendo o nomes incluídos na seguinte ordem: autor principal¹;  orientador²*, coautores3 e coorientadores4** (se houver), observado que a equipe poderá ser composta por até sete pessoas. Inserir numeração sobrescrita para indicar a instituição dos autores.

Instituição dos autores: alinhamento centralizado. Informar as instituições dos autores, sendo: Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus. Cidade, sigla do Estado, país (ex.: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS, Brasil).

Resumo: o resumo deverá ser elaborado com no mínimo 400 e no máximo 500 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé diferentes do modelo, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Alinhamento: justificado. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deverá conter: introdução, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusão. A introdução deverá apresentar o tema, relevância e o que motivou a realização do trabalho. O(s) objetivo(s) deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho. A metodologia deverá explicar como foi desenvolvido o trabalho e qual a forma utilizada para sua execução. Nos resultados parciais/finais deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho realizado e das experiências vivenciadas. Nas conclusões/considerações finais deverão ser elencados os benefícios do trabalho e sua importância.

Palavras-chave: alinhamento justificado. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula. Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática. Exemplo: entrepreneurship; Steven Paul Jobs; educação empreendedora.


Trabalho executado com recursos do Edital.../Programa..., da Pró-Reitoria de/ do Campus

(QUANDO HOUVER FOMENTO ATRAVÉS DE BOLSA)

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Normas para Elaboração de Trabalho, na seção Sobre a Conferência.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.