Trabalho referente a Projeto de Pesquisa
Oneyda Alvarenga: uma leitura de suas cartas | |
Vanessa Bertoncello Machado, Égide Guareschi |
Viticultura e sustentabilidade: diagnóstico de potenciais para estruturação de um sistema de gestão | |
Allana Cappelli Decarli, Shana Sabbado Flores, Camila Angela Mugnol |
O Regime de Progressão Continuada: uma análise bibliográfica de seus efeitos | |
Arilton Galvão Pimentel, Viviana Elizabeth Jiménez Chaves |
Razão e paixões na moralidade em Hume | |
Bruna de Souza Vanazzi, Franco Nero Antunes Soares, Lorenza Pabst Botton |
Influência do fungicida captana sobre a cinética fermentativa de mosto de uva | |
Bruna Eduarda Rossler, Evandro Ficagna, Gil Ignacio Lara Cañizares, Angelo Gava |
Pesquisa “Modos de alfabetizar: contextos de alfabetização na região de Bento Gonçalves”: Pilar Letramento | |
Caroline Dos Santos, Aline Santos Oliveira, Alana Morari |
A representação de Helena de Tróia em Ovídio: reflexões sobre o feminino a literatura latina. | |
Claryce Izabel Cavalcanti Soares, Letícia Schneider Ferreira |
Influência de resíduos de fungicidas triazóis sobre a cinética fermentativa de mosto de uva | |
Gil Ignacio Lara Canizares, Evandro Ficagna, Bruna Rossler, Angelo Gava |
Os cursos de licenciatura do IFRS: elementos para um diagnóstico da formação inicial de professores | |
Sandra Maria Zeni, Edson Carpes Camargo |
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS/JOGOS DIGITAIS COM O GEOGEBRA : | |
Sarah Fitarelli, Diego Eduardo Lieban, Débora Bin Da Silva, Fabian Loti, Sofia Invernizzi Dal Ponte |
Modos de alfabetizar: sentidos produzidos pelo conceito de literacia em contextos de alfabetização no município de Bento Gonçalves | |
Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Aline Santos Oliveira |
História, arte e feminino: As representações de Judith e Holofernes na Pintura | |
Stephan Leonard Gerhardt, Letícia Schneider Ferreira |
Avaliação experimental da soma de perda de carga no esvaziamento de um tanque cilíndrico. | |
Stephanie Novello Maria dos Santos, Delair Bavaresco |
Análise do perfil de fungicidas registrados em cadernos de campo de agricultores associados da Cooperativa Nova Aliança | |
Oriana Ribeiro Silva, Marcus André Kurtz Almança |
Ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados da educação básica: desafios e perspectivas | |
Monique Souza, Carina Balzan, Leandro Vieira, Júlia Pedrassani |
Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento | |
Julia Sonaglio Pedrassani, Carina Fior Postingher Balzan, Monique Dias Souza, Leandro Rocha Vieira |
Desprezo e solidão em "a doida", de Carlos Drummond de Andrade: uma análise crítica | |
Maisa Malavolta, Amália Cardona Leites |
Produção científica brasileira em Comportamento Organizacional no período de 2000 a 2019 | |
Julia Paese Faccin, Leane Maria Filipetto, Arianna Alborghetti, Emanuela Marcon Bagnara |
Modelo de análise de websites de regiões enoturísticas | |
Laura Framia Ferri, Hernanda Tonini, Joice Lavandoski, Giselly Oliveira Pereira |
Língua Materna e Estrangeira: fronteiras movediças | |
Juliana Schreiner, Giovani Forgiarini Aiub |
Comportamento organizacional: produção científica brasileira em teses e dissertações no período de 2000 a 2019 | |
Emanuela Marcon Bagnara, Leane Maria Filipetto, Julia Paese Faccin |
Contação de histórias em tempos pandêmicos: o uso de recursos digitais para promover práticas de leitura e de produção textual | |
Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira |
Modelagem em grafos | |
Paulo Roberto Bacchi da Silva, Roselaine Neves Machado, Lucas de Oliveira Contiero |
Perspectiva contrastiva na obra El otoño del patriarca, de Gabriel García Márquez: uma análise das técnicas tradutórias do artigo neutro ‘lo’ | |
Esther de Paula Guedes, Kleber Eckert |
Manifestações de gênero na narrativa brasileira contemporânea: uma análise da obra Enfim, Imperatriz de Maria Fernanda Elias Maglio | |
Gabriella Chitolina Cardoso, Cimara Valim de Melo |
A inserção da contação de histórias na Educação Infantil | |
Anelise Boaventura Pereira, Caroline de Morais |
Constituição docente do professor iniciante da Rede Municipal de Farroupilha | |
Louise Garcia Leal, Samantha Dias de Lima |
Construção de fractais utilizando o GeoGebra e a CNC a laser | |
Thayná Andrade Barbosa, Diego Eduardo Lieban, Fabian Loti |
Estudo de um modelo parasitoide-hospedeiro espacialmente distribuído | |
Thayná Andrade Barbosa, Vagner Weide Rodrigues |
A utilização de resíduos para a síntese de nanopartículas metálicas | |
Lucas Janes de Melo, Alessandra Smaniotto, Tainara Eduarda Mallmann |
A violência corporificada no feminino: notas sobre Enterre seus mortos, de Ana Paula Maia | |
Denise Freitas de Oliveira, Cimara Valim de Melo |
Ansiedade e depressão em alunos pertencentes ao IFRS campus Alvorada: uma pesquisa longitudinal | |
Lucas Remião Sampaio, Cristiane Esteves Dalla Costa, Irani Iracema de Lima Argimon, Diane Blanck Bencke, Priscila Silva Esteves, Rose Mari Ferreira |
Análise de funções para determinação da temperatura do meio com Termistor e Arduino | |
Cristian Doring Molon, Delair Bavaresco, Bruna Luzzatto Berton |
Desenvolvimento de materiais/jogos digitais com o GeoGebra | |
Fabian Loti, Diego Eduardo Lieban |
Impressão 3D de Materiais Didáticos Modelados em Softwares Digitais | |
Diego Eduardo Lieban, Sarah Fitarelli, Maria Júlia Reginato, Juan Alexandre Pereira Farias |
Trabalho referente a Projeto de Ensino
Comunique-se com o mundo: práticas em Inglês e em Espanhol por meio das tecnologias no contexto de ensino remoto | |
Ana Luiza Vieira Dalla zen, Ariane Peronio Maria Fortes, Flávia Zanatta, Eduarda Post Michels, Morgana de Almeida Trintin |
O desenvolvimento da imaginação sociológica como recurso didático para o ensino de sociologia | |
Tiago Zappaz, Jonathan Henriques do Amaral, Marcelo Jorge Filho, Camila Júlia Benini |
A oferta de oficinas preparatórias para exames de ingresso no ensino superior em tempos de pandemia | |
Mateus Freitas Charloto, Flávia Zanatta, Ariane Perônio Maria Fortes, Caroline de Morais, Laura Cristina Noal Madalozzo |
Sobre o desenvolvimento de uma sequência didática na disciplina de Física no contexto da modalidade das Atividades Pedagógicas Não Presenciais | |
Thamara Aquino dos Santos, Tiago Belmonte Nascimento, Paulo Vinicius dos Santos Rebeque |
A aprendizagem signficativa de conceitos físicos de vetores com uso do Phet | |
Kellen Melo Pinheiro, Tiago Belmonte Nascimento, Elimoel Abrão Elias |
Projeto de Ensino Releituras Machadianas: Estreitando o vínculo entre os textos clássicos e a contemporaneidade | |
Eliana de Lemos Crestani, Sheila Katiane Staudt |
Memorial: a escrita de anseios e vivências de estudantes do PROEJA | |
Mariana Zulianelo, Silvana Kissmann |
Compartilhando Sociologia nas redes sociais: uma experiência no Instagram | |
Luana Vaz da Silva de Souza, Janine Bendorovicz Trevisan, Helen Crestani Slogo, Milena Boaretto Guadagnin |
Bioassuntos: combatendo as fake news relacionadas a Biologia | |
Ana Laura Mancalossi, Ana Lúcia Anversa Segatto, Emanuel Eliabe Alves, Emily dos Santos da Silva, Vitória Borges Gonçalves |
Campo agrostológico do IFRS - cartilha: gramíneas anuais de inverno | |
Nicole Ebeling, Paula Bianchet, Letícia Mattiolo, Melânia Lazzari Rigo |
Campo Agrostológico do IFRS – Cartilha: Leguminosas anuais de inverno | |
Leticia Mattiolo, Paula Bianchet, Melania Lazzari Rigo, Nicole Ebeling |
Projeto organização de eventos esportivos: o impacto de jogos virtuais durante a pandemia | |
Letícia Elisa Casagranda Piazzetta, Cibele Alves Dos Santos, Guilherme Poletti da Costa, Milena Pegoraro |
Disseminação e ensino da prática do Xadrez para jovens durante o período de isolamento social o período de isolamento social | |
Marco Antonio Guaragni Zacarias Silva, Cibele Alves dos Santos, Brenda Sauthier, Kauei Centenaro |
Estímulo a condutas saudáveis durante o período de isolamento social | |
Juan Alexandre Pereira Farias, Cibele Alves Dos Santos, Graziela De Vargas Miorelli, Kauei Centenaro, Brenda Luísa Dupont Sauthier |
Estação meteorológica IFRS campus Feliz | |
Andrius Nunes Zimmer, Eloir De Carli, Nicolas Rodrigues Silva, Sandro Oliveira Dorneles |
Ensino de programação através de competições | |
Lucas Adamy Lenhardt, Tiago Rios da Rocha |
Estudo da Farinha de Teff no projeto de desenvolvimento de novos produtos alimentícios para fins especiais | |
Julia de Quevedo Manzano, Andrea Bordin Schumacher, Gicele Sbardelotto De Bona, Luana Campos dos Santos |
Trabalho referente a Projeto/Programa de Extensão
Mostra Técnico-Científica do IFRS Campus Bento Gonçalves: estimulando o compartilhamento de produções acadêmicas | |
Larissa Moro Goulart, Raquel Fronza Scotton, Evandro Prezzi |
Impacto emocional de participar de um Programa de Extensão em meio à pandemia por Coronavírus: um relato | |
Bruna Unfer Zuchetto, Josiane Pasini, Buna Gobatto Zortea, Kauei Centenaro |
A influência das mídias sociais no consumo de vinhos e espumantes | |
Giovana Vasconcelos Benincá, Gisele Mion Gugel, Bruna Unfer Zuchetto, Vinícius de Miranda Santiago, Diogo Capello Ribeiro, Giselle Ribeiro de Souza, Shana Paula Segala Miotto |
Elaboração de vídeos educativos sobre alimentação saudável em meio à pandemia por Covid-19 | |
Maria Luiza Lopes de Oliveira, Josiane Pasini, Nathália Pasini Guiot, Jucenil Leônidas Marques Farias |
Elas na tecnologia e engenharia | |
Stefanie Lemos Barbosa, Fabiana Silva, Isabela Pertile, Vinícius Bueno, Roberta Costantin, Luiza Marcon |
Sistema Enoteca: virtualizando a enologia Gaúcha | |
Vitor Araújo Lengovski, Raquel Bondan de Lima, Allana Cappelli Decarli, João Luiz Tesser Gugel, Eduarda Torres Schenato |
A utilização de ferramentas digitais no estímulo à reflexão de jovens em questões de gênero e sexualidade | |
Maria Júlia Reginato, Letícia Schneider Ferreira, Diego Eduardo Lieban |
A influência do caso do Estripador de Yorkshire na segunda onda do feminismo no Reino Unido | |
Sofia Zancanaro Habeck, Letícia Schneider Ferreira |
Conversas Literárias: a literatura na formação do indivíduo | |
Alyssa Dillenburg Michalski, Amália Cardona Leites, Juliana de Andrade Missio |
Núcleo de línguas e culturas | |
Letícia Schardosin Ferreira, Cimara Valim de Melo, Gabriela Freitas Costella |
Roda leitura online: compartilhando livros e saberes em meio à pandemia | |
Gabriela Freitas Costella, Cimara Valim de Melo, Letícia Schardosin Ferreira |
O ensino remoto de harmonização enogastronômica | |
Vinícius de Miranda Santiago, Gisele Mion Gugel, Giovana Vasconcelos Benincá, Bruna Unfer Zuchetto, Diogo Capello Ribeiro, Shana Paula Segala Miotto |
Programa Fábrica de Software: desafios e aprendizados no desenvolvimento remoto | |
Camilo Cunha de Azevedo, Maurício Covolan Rosito, Douglas Rauschkolb, Eduardo Faggion, Thyago Salvá |
GAUPUC: adaptação em tempos de pandemia e expansão nas mídias sociais | |
Denise Nobre Ferreira, Celson Roberto Canto Silva, Luana Daniela da Silva Peres, Gabriela Trentini Feijó, Felipe André Bach Alves, Arthur de Castro Fraga |
Projeto Pegada Acadêmica - GAUPUC | |
Gabriela Trentini Feijo, Celson Roberto Canto Silva, Arthur de Castro Fraga, Denise Nobre Ferreira, Felipe André Bach Alves, Luana Daniela da Silva Peres |
Enoteca Virtual 2020: ampliação de catálogo e disponibilização de dados | |
Eduarda Torres Schenato, Raquel Bondan de Lima, Vitor Araújo Lengovski, Allana Cappelli Decarli, João Luiz Gugel |
BNCC: formação continuada com professores dos anos iniciais | |
Karina Aparecida Oliveira da Silveira, Karine Pertile, Bruno Rafael da Fonseca Dias, Fernanda Zorzi |
Matemática Escolar em Tempos de Pandemia: discussões sobre o uso de metodologias ativas e ferramentas digitais | |
Edemar Paulo Mealho Junior, Fernanda Zorzi, Adriana Minozzo, Eduarda Cassol Festa, Karine Pertile |
Litera(c)ura:Doses de leitura e escrita para a cidadania! | |
Adriana Muler Martins Freitas, Laura Cristina Noal Madalozzo, Morgana de Oliveira Souza, Ariane Perônio Maria Fortes, Caroline de Morais, Flávia Zanatta |
Trabalho referente a Projeto Indissociável
A reinvenção da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia em tempos de pandemia | |
Iêda Ferreira de Souza, Samantha Dias de Lima |
PANC na enogastronomia: construindo sabores em tempos de pandemia | |
Diogo Capello Ribeiro, Shana Paula Segala Miotto, Vinícius de Miranda Santiago, Gabriel Fontanive, Bruna Unfer Zuchetto, Raquel Margarete Franzen de Àvila, Gisele Mion Gugel |
Elaboração de hidromel: uma bebida não convencional | |
Gabriel Fontanive, Shana Paula Miotto, Gisele Mion Gugel, João Vitor Piccoli, Diogo Capello Ribeiro, Giovana Vasconcelos Benincá, Bruna Unfer Zuchetto |
Aprendizagem Significativa De Física Por Meio De Experimentos | |
Bárbara Scalco Cesca, Tiago Belmonte Nascimento, Diônatan Nadal |
Trabalho de Disciplina
Educação Financeira nos Anos Inicias: uma proposta de ensino durante a pandemia do COVID-19 | |
Emanuel Orlandi, Fernanda Zorzi |
Ressignificação da aprendizagem matemática nos Anos Iniciais em tempos de pandemia | |
Eduarda Festa, Fernanda Zorzi, Eliel Felizardo |
Entre o regional e o universal: uma análise do conto Melancia - Coco Verde de Simões Lopes Neto | |
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Carina Fior Postingher Balzan |
Análise comparativa entre o processo de contratação de serviços terceirizados na administração pública federal com um básico ciclo de vida de projeto com processos do PMBOK | |
Leandro Jin Kobayashi, Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira, Jair de Oliveira, Ariel Orlei Michaloski |
Construção de gráficos no auxílio do estudo da história brasileira | |
Júlia Petroli Tesser, Lucas de Oliveira Contiero, Liliane Eitelven Luvisa |
Um novo olhar para a prática pedagógica: os benefícios das tecnologias | |
Liliane Eitelven Luvisa, Diego Eduardo Lieban, Júlia Petroli Tesser |
A Criptografia como estratégia para o ensino da Matemática | |
Bruna Luzzatto Berton, Patrícia Fernanda da Silva, João Paulo Zatti Möpert |
Construção de um simulador do movimento aparente do sol com GeoGebra | |
Camila Dal Ponte, Delair Bavaresco, Érica Balbinot, Taís Amanda Giovanella Becker |
Desempenho dos alunos do IFRS-BG na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio | |
Raiane Jacqueline Conci, Karine Pertile |
Neoliberalismo e a formação de empreendores de si mesmo: uma análise sobre a educação na infância | |
Graziele Silveira, Edson Carpes Camargo |
Tecnologias digitais e a Aprendizagem Significativa no ensino da Física | |
Angela Schneider Ritter, Edson Carpes Camargo |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Rua General Osório, 348, Bairro Centro, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-086
[email protected] Telefone: (54) 3449-3334