As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Sessão Expanda sua ideia

O QUE É

- A sessão “Expanda sua Ideia” baseia-se no modelo Pitch Elevator, um formato de apresentação muito utilizado por empreendedores em eventos de startups para demonstrar, em poucos minutos, a sua ideia, "vendendo" aos ouvintes o seu projeto.

- A atividade programada para o 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS terá uma dinâmica que possibilitará aos participantes apresentarem ao público presente uma visão ampla e objetiva da sua ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, em andamento ou planejado.

OBJETIVO

- Proporcionar possibilidades de colaboração entre os projetos de diferentes áreas e de diversos campi.

COMO PARTICIPAR

- Os participantes selecionados para o evento e interessados em apresentar na sessão “Expanda sua Ideia” devem realizar sua inscrição de 05 a 09/06/2017 no Portal de Eventos do IFRS.

- Até 20 (vinte) pesquisadores e extensionistas serão selecionados, por ordem de inscrição.

DINÂMICA DA ATIVIDADE

- Os participantes terão o tempo máximo de 3 (três) minutos para apresentar, de forma objetiva, a ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, para que os demais participantes identifiquem possibilidades de colaboração.

- A apresentação deverá ser realizada apenas de forma oral, sem projeção de slides, cartazes ou outras mídias.

- Após as apresentações, os pesquisadores e extensionistas terão um espaço para troca de ideias e para tentar identificar parceiros para seus projetos ou programas.

- Os proponentes que obtiverem êxito na identificação de potencial parceiro de desenvolvimento da sua ideia serão registrados para identificação, divulgação e acompanhamento futuro do projeto ou programa pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI)  e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO ADEQUADA E EFICIENTE

- Tempo é ouro (não fale muito rápido, nem muito lento). Pense numa média de 150 (cento e cinquenta) palavras por minuto e um limite de 350 (trezentas e cinquenta) para toda sua exposição.

- Estruture a sua exposição no seguinte esquema, utilizando o tempo médio indicado:

- 20% do tempo: importância / relevância da ideia / aspectos inovadores;

- 10% do tempo: status / situação atual / se já foi submetido / se tem fomento / vai iniciar;

- 40% do tempo: tarefa a ser feita / ajuda / complementação que você precisa;

- 30% do tempo: resultado esperado / impacto / possibilidades geradas / melhorias, etc.

- A preparação é chave para uma boa apresentação. Sugere-se que ela seja escrita e ensaiada.

- Seja objetivo e evite generalizações.

- Seja positivo. Demonstre entusiasmo e o quanto você acredita na sua ideia e projeto de forma natural.

- Clareza e simplicidade são fundamentais. Informe exatamente o que você quer e do que você precisa.

Para se inscrever, clique aqui

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Rua General Osório, 348, Bairro Centro, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-086
[email protected] Telefone: (54) 3449-3334