Políticas da Conferência

Políticas de Avaliação

Política de Avaliação dos Trabalhos

Os trabalhos submetidos para o 6º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) serão analisados em duas etapas:
  1. A primeira etapa consiste na homologação e será realizada pela Comissão Organizadora do evento, de acordo com o Regulamento.
  2. Na segunda etapa, os trabalhos homologados serão encaminhados para a Comissão Científica, de acordo com a Área de Conhecimento do CNPq. A Comissão Organizadora designará um avaliador por trabalho em um processo de avaliação sem a identificação dos autores.
O conteúdo do trabalho será avaliado de acordo com os critérios de avaliação, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada item avaliado. A nota final será obtida pela média aritmética simples das notas individuais de cada item.
O avaliador atribuirá ao trabalho uma das recomendações abaixo:
  • Aceitar submissão;
  • Alterações necessárias.

Em caso de alterações necessárias, o autor deverá realizá-las no prazo estabelecido. Caso não realize as alterações no prazo determinado o trabalho será desclassificado.
A Comissão Organizadora realizará a classificação dos trabalhos em ordem decrescente, de acordo com a nota final da avaliação, para fins de definição dos trabalhos aprovados para participação no evento.

Critérios de avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios e escala de notas abaixo especificados:

Estrutura e clareza do resumo em conformidade com as Normas Para Elaboração e Submissão de Trabalho
1. Observação das normas da língua portuguesa.
2. Coerência entre o título e o resumo.
3. Introdução/Justificativa.
4. Objetivos.
5. Metodologia.
6. Resultados obtidos.
7. Conclusões/considerações finais.

Escala de notas:
0: Não atende o item.
1 a 5: Insatisfatório: Atende insatisfatoriamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA e NÃO PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
6 e 7: Satisfatório: Atende parcialmente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA, mas PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
8 e 9: Bom: Atende o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
10: Excelente: Atende plenamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e está PERFEITAMENTE ARTICULADO com os demais itens avaliados.

 

Política de Avaliação das Apresentações Orais

Aguarde.

 



 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Sessão Expanda sua ideia

O QUE É

- A sessão “Expanda sua Ideia” baseia-se no modelo Pitch Elevator, um formato de apresentação muito utilizado por empreendedores em eventos de startups para demonstrar, em poucos minutos, a sua ideia, "vendendo" aos ouvintes o seu projeto.

- A atividade programada para o 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS terá uma dinâmica que possibilitará aos participantes apresentarem ao público presente uma visão ampla e objetiva da sua ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, em andamento ou planejado.

OBJETIVO

- Proporcionar possibilidades de colaboração entre os projetos de diferentes áreas e de diversos campi.

COMO PARTICIPAR

- Os participantes selecionados para o evento e interessados em apresentar na sessão “Expanda sua Ideia” devem realizar sua inscrição de 05 a 09/06/2017 no Portal de Eventos do IFRS.

- Até 20 (vinte) pesquisadores e extensionistas serão selecionados, por ordem de inscrição.

DINÂMICA DA ATIVIDADE

- Os participantes terão o tempo máximo de 3 (três) minutos para apresentar, de forma objetiva, a ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, para que os demais participantes identifiquem possibilidades de colaboração.

- A apresentação deverá ser realizada apenas de forma oral, sem projeção de slides, cartazes ou outras mídias.

- Após as apresentações, os pesquisadores e extensionistas terão um espaço para troca de ideias e para tentar identificar parceiros para seus projetos ou programas.

- Os proponentes que obtiverem êxito na identificação de potencial parceiro de desenvolvimento da sua ideia serão registrados para identificação, divulgação e acompanhamento futuro do projeto ou programa pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI)  e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO ADEQUADA E EFICIENTE

- Tempo é ouro (não fale muito rápido, nem muito lento). Pense numa média de 150 (cento e cinquenta) palavras por minuto e um limite de 350 (trezentas e cinquenta) para toda sua exposição.

- Estruture a sua exposição no seguinte esquema, utilizando o tempo médio indicado:

- 20% do tempo: importância / relevância da ideia / aspectos inovadores;

- 10% do tempo: status / situação atual / se já foi submetido / se tem fomento / vai iniciar;

- 40% do tempo: tarefa a ser feita / ajuda / complementação que você precisa;

- 30% do tempo: resultado esperado / impacto / possibilidades geradas / melhorias, etc.

- A preparação é chave para uma boa apresentação. Sugere-se que ela seja escrita e ensaiada.

- Seja objetivo e evite generalizações.

- Seja positivo. Demonstre entusiasmo e o quanto você acredita na sua ideia e projeto de forma natural.

- Clareza e simplicidade são fundamentais. Informe exatamente o que você quer e do que você precisa.

Para se inscrever, clique aqui



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Rua General Osório, 348, Bairro Centro, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-086
[email protected] Telefone: (54) 3449-3334