Políticas da Conferência

Políticas de Avaliação

Os trabalhos submetidos para o 4º SEMEX serão analisados em duas etapas.
A primeira etapa consiste na homologação e será realizada pela Comissão Organizadora do evento, de acordo com as normas do Regulamento.
Na segunda etapa, os trabalhos homologados serão encaminhados para a Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão, de acordo com a Área Temática. Será designado um avaliador por trabalho em um processo de avaliação sem a identificação dos autores.
O conteúdo do trabalho será avaliado por meio do formulário de avaliação, seguindo os critérios disponibilizados nas Normas para Elaboração dos trabalhos. O avaliador atribuirá ao trabalho uma das recomendações abaixo:

  • Aceitar submissão;
  • Alterações necessárias;
  • Rejeitar.

Em caso de Alterações necessárias, o autor deverá realizá-las no prazo estabelecido e encaminhar nova versão do seu trabalho. O trabalho passará por nova avaliação e receberá a decisão final.

Formulário de avaliação - trabalho

O trabalho será avaliado de acordo com os critérios abaixo especificados, considerando a seguinte escala de notas:

  • 0: não consta
  • 1: muito ruim
  • 2: ruim
  • 3: regular
  • 4: bom
  • 5: muito bom

Estrutura e clareza do resumo
1. Observação das normas da língua portuguesa.
2. Coerência entre o título e o resumo.
3. Introdução.
4. Justificativa.
5. Objetivos.
6. Metodologia.
7. Resultados obtidos.
8. Conclusões/considerações finais.
Atendimento às diretrizes da extensão
9. Envolvimento com a comunidade externa.
10. Relevância para a transformação social.
11. Caráter interdisciplinar.
12. Indissociabilidade entre Pesquisa, Extensão e Ensino.
13. Impacto na formação do estudante.


Formulário de avaliação - apresentação oral

As apresentações orais serão avaliadas de acordo com os critérios abaixo especificados:

1. Coerência entre o tema, o(s) objetivo(s) e a justificativa do trabalho. (0 a 10)
2. Descrição da metodologia de forma concisa e clara. (0 a 10)
3. Síntese dos resultados (parciais/finais) e relação com os objetivos propostos. (0 a 10)
4. Relevância social, público atendido e abrangência. (0 a 20)
5. Clareza da apresentação, capacidade de síntese e adequação de linguagem. (0 a 10)
6. Domínio do conteúdo apresentado. (0 a 20)
7. Uso adequado de tópicos (gráficos, tabelas, quadros, fotos, figuras) visando auxiliar na estruturação do trabalho. (0 a 10)
8. Distribuição adequada do conteúdo ao tempo disponível. (0 a 10)

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Sessão Expanda sua ideia

O QUE É

- A sessão “Expanda sua Ideia” baseia-se no modelo Pitch Elevator, um formato de apresentação muito utilizado por empreendedores em eventos de startups para demonstrar, em poucos minutos, a sua ideia, "vendendo" aos ouvintes o seu projeto.

- A atividade programada para o 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS terá uma dinâmica que possibilitará aos participantes apresentarem ao público presente uma visão ampla e objetiva da sua ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, em andamento ou planejado.

OBJETIVO

- Proporcionar possibilidades de colaboração entre os projetos de diferentes áreas e de diversos campi.

COMO PARTICIPAR

- Os participantes selecionados para o evento e interessados em apresentar na sessão “Expanda sua Ideia” devem realizar sua inscrição de 05 a 09/06/2017 no Portal de Eventos do IFRS.

- Até 20 (vinte) pesquisadores e extensionistas serão selecionados, por ordem de inscrição.

DINÂMICA DA ATIVIDADE

- Os participantes terão o tempo máximo de 3 (três) minutos para apresentar, de forma objetiva, a ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, para que os demais participantes identifiquem possibilidades de colaboração.

- A apresentação deverá ser realizada apenas de forma oral, sem projeção de slides, cartazes ou outras mídias.

- Após as apresentações, os pesquisadores e extensionistas terão um espaço para troca de ideias e para tentar identificar parceiros para seus projetos ou programas.

- Os proponentes que obtiverem êxito na identificação de potencial parceiro de desenvolvimento da sua ideia serão registrados para identificação, divulgação e acompanhamento futuro do projeto ou programa pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI)  e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO ADEQUADA E EFICIENTE

- Tempo é ouro (não fale muito rápido, nem muito lento). Pense numa média de 150 (cento e cinquenta) palavras por minuto e um limite de 350 (trezentas e cinquenta) para toda sua exposição.

- Estruture a sua exposição no seguinte esquema, utilizando o tempo médio indicado:

- 20% do tempo: importância / relevância da ideia / aspectos inovadores;

- 10% do tempo: status / situação atual / se já foi submetido / se tem fomento / vai iniciar;

- 40% do tempo: tarefa a ser feita / ajuda / complementação que você precisa;

- 30% do tempo: resultado esperado / impacto / possibilidades geradas / melhorias, etc.

- A preparação é chave para uma boa apresentação. Sugere-se que ela seja escrita e ensaiada.

- Seja objetivo e evite generalizações.

- Seja positivo. Demonstre entusiasmo e o quanto você acredita na sua ideia e projeto de forma natural.

- Clareza e simplicidade são fundamentais. Informe exatamente o que você quer e do que você precisa.

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
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