Políticas de Avaliação
Os trabalhos submetidos ao 3º SEMEPT serão analisados em duas etapas.
A primeira etapa consiste na homologação e será realizada pela Comissão Organizadora do evento, de acordo com as normas do Regulamento.
Na segunda etapa, os trabalhos homologados serão encaminhados para a Comissão Científica, de acordo com a Área de Conhecimento do CNPq. A comissão científica designará um avaliador por trabalho, conforme a área, em um processo de avaliação sem a identificação dos autores.
O conteúdo do trabalho será avaliado por meio de um formulário de avaliação, seguindo os critérios disponibilizados nas Normas para Elaboração dos trabalhos. O avaliador atribuirá ao trabalho uma das recomendações abaixo:
- Aceitar submissão;- Alterações necessárias;
- Rejeitar.
Em caso de Alterações necessárias, o autor deverá realizá-las no prazo estabelecido e encaminhar nova versão do seu trabalho. O trabalho passará por nova avaliação e receberá a decisão final.
Obs.: A avaliação tem o propósito de selecionar os projetos que apresentem a especificidade de projetos de ensino e resultados já definidos.As apresentações também serão avaliadas nas sessões com o intuito de colaboração para o avanço dos projetos. O SEMEPT não terá classificação e, portanto, não haverá destaque a nenhum projeto nas sessões vinculadas ao evento do Ensino.
Avaliação - trabalho
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios abaixo elencados:
1. Observação da normas da Língua Portuguesa.2. Preenchimento adequado do Título.
3. Preenchimento adequado das palavras-chave.
4. Preenchimento adequado do Autor Principal.
5. Preenchimento adequado do Orientador.
6. Preenchimento do Resumo em texto corrido, em único parágrafo, seguindo as orientações do Regulamento.
7. Resumo contém introdução.
8. Resumo contem definição do problema.
9. Resumo contém objetivos.
10. Resumo contém metodologia.
11. Resumo contém análises/resultados parciais ou finais.
Avaliação - apresentação oral
As apresentações orais serão avaliados de acordo com os critérios abaixo elencados:
1. Clareza do texto escrito ou apresentado, capacidade de síntese, correção e adequação da linguagem.2. Domínio do conteúdo apresentado.
3. Coerência entre o tema, o(s) objetivo(s) e justificativa(s) do estudo proposto no projeto de ensino.
4. Relevância e originalidade.
5. Descrição da metodologia de forma concisa e clara e adequação do trabalho quanto ao(s) método(s) do estudo proposto no projeto de ensino.
6. Síntese das análises/resultados (parciais/finais) e perspectivas futuras coerentes e relacionadas aos objetivos propostos.
7. Distribuição adequada do conteúdo ao tempo disponível.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Sessão Expanda sua ideia
O QUE É
- A sessão “Expanda sua Ideia” baseia-se no modelo Pitch Elevator, um formato de apresentação muito utilizado por empreendedores em eventos de startups para demonstrar, em poucos minutos, a sua ideia, "vendendo" aos ouvintes o seu projeto.
- A atividade programada para o 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS terá uma dinâmica que possibilitará aos participantes apresentarem ao público presente uma visão ampla e objetiva da sua ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, em andamento ou planejado.
OBJETIVO
- Proporcionar possibilidades de colaboração entre os projetos de diferentes áreas e de diversos campi.
COMO PARTICIPAR
- Os participantes selecionados para o evento e interessados em apresentar na sessão “Expanda sua Ideia” devem realizar sua inscrição de 05 a 09/06/2017 no Portal de Eventos do IFRS.
- Até 20 (vinte) pesquisadores e extensionistas serão selecionados, por ordem de inscrição.
DINÂMICA DA ATIVIDADE
- Os participantes terão o tempo máximo de 3 (três) minutos para apresentar, de forma objetiva, a ideia de projeto ou programa que envolva ensino, pesquisa e/ou extensão, para que os demais participantes identifiquem possibilidades de colaboração.
- A apresentação deverá ser realizada apenas de forma oral, sem projeção de slides, cartazes ou outras mídias.
- Após as apresentações, os pesquisadores e extensionistas terão um espaço para troca de ideias e para tentar identificar parceiros para seus projetos ou programas.
- Os proponentes que obtiverem êxito na identificação de potencial parceiro de desenvolvimento da sua ideia serão registrados para identificação, divulgação e acompanhamento futuro do projeto ou programa pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
DICAS PARA UMA APRESENTAÇÃO ADEQUADA E EFICIENTE
- Tempo é ouro (não fale muito rápido, nem muito lento). Pense numa média de 150 (cento e cinquenta) palavras por minuto e um limite de 350 (trezentas e cinquenta) para toda sua exposição.
- Estruture a sua exposição no seguinte esquema, utilizando o tempo médio indicado:
- 20% do tempo: importância / relevância da ideia / aspectos inovadores;
- 10% do tempo: status / situação atual / se já foi submetido / se tem fomento / vai iniciar;
- 40% do tempo: tarefa a ser feita / ajuda / complementação que você precisa;
- 30% do tempo: resultado esperado / impacto / possibilidades geradas / melhorias, etc.
- A preparação é chave para uma boa apresentação. Sugere-se que ela seja escrita e ensaiada.
- Seja objetivo e evite generalizações.
- Seja positivo. Demonstre entusiasmo e o quanto você acredita na sua ideia e projeto de forma natural.
- Clareza e simplicidade são fundamentais. Informe exatamente o que você quer e do que você precisa.
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
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