Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos do IFRS?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS


O trabalho deverá ser elaborado e submetido à MTC 2019 de acordo com as normas da língua portuguesa, de formatação, de conteúdo, utilizando o modelo disponibilizado.
Não serão aceitos os trabalhos que não atenderem integralmente as regras de formatação abaixo.

O resumo deverá ser enviado em formato .DOC ou .ODT de acordo com as normas abaixo:
·        Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)
·        Orientação: Retrato
·        Tipo de letra para o texto: Arial 11
·        Espaço entre linhas: 1,0 cm (espaçamento simples)
·        Margens: superior e esquerda = 3,0 cm; inferior e direita = 2,0 cm
·        Número de páginas: 1 (o trabalho não deverá exceder uma página)
·        Itálico: usar itálico em nomes científicos e/ou palavras estrangeiras (ex: Bacillus subtilisstartups).
·        Letra maiúscula: primeira letra do título, nomes próprios e siglas.

O Texto deverá contemplar os seguintes itens: título, nome dos autores, instituição dos autores, resumo, palavras-chave e, quando houver, agradecimentos ao fomento, deixando 1 linha (1 vez ENTER) após o item anterior, na ordem e conforme orientações a seguir:

Título: usar fonte em negrito, espaçamento entre linhas 1 cm (simples) e alinhamento centralizado. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra, nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico, exemplo: Bacillus subtilisstartups.

Autores: alinhamento centralizado. Usar nome completo com iniciais maiúsculas, sem abreviações, sendo o nome do orientador incluído por último e com asterisco ao final, exemplo: João da Silva, José dos Santos, Raimundo Pereira, Paulo Roberto Júnior*. Inserir numeração sobrescrita para indicar a instituição do autor.

Instituição dos autores: alinhamento centralizado. Informar as instituições dos autores, sendo: Nome da instituição por extenso (SIGLA) - Campus. Cidade, sigla do Estado, país (ex.: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS, Brasil).

Resumo: o resumo deverá ser elaborado com no mínimo 400 e no máximo 500 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem timbre, sem cabeçalho ou rodapé diferentes do modelo, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Alinhamento: justificado. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deverá conter: introdução, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusão. A introdução deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho. A justificativa deverá demonstrar o que motivou a realização do trabalho e sua relevância. O(s) objetivo(s) deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho. A metodologia deverá explicar como foi desenvolvido o trabalho, qual a forma utilizada para sua execução. Nos resultados parciais/finais deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho realizado e das experiências vivenciadas.

Palavras-chave: alinhamento justificado. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula. Deverá conter de três até o máximo de cinco palavras-chave que melhor descrevam o conteúdo do trabalho e reflitam sua temática. Exemplo: entrepreneurship; Steven Paul Jobs; educação empreendedora.

Trabalho executado com recursos do Edital.../Programa..., da Pró-Reitoria de/ do Campus… (QUANDO HOUVER FOMENTO ATRAVÉS DE BOLSA)

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Normas para Elaboração de Trabalho, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.