Portal de Eventos do IFRS, I Ciclo de estudos em educação – Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas

Tamanho da fonte: 
Metodologias Ativas por meio de ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Marta Marques, Getulio Jorge Stefanello Júnior

Última alteração: 19-11-2019

Resumo


Este trabalho propôs, através do uso da metodologia ativa no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), uma possibilidade de engajamento do alunado participante da disciplina de Avaliação da aprendizagem no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teorias e Metodologias da Educação do campus Sertão. A proposta teve como objetivo oferecer um ambiente de protagonismo estudantil, possibilitando uma aprendizagem mais ativa e, por conseqüência, mais significativa. Alinhado ao tema, Paulo Freire, no livro Pedagogia do Oprimido, critica o método de ensino que é focado apenas no professor e que não leva em consideração o estudante. Nesse sentido, o que chama a atenção, nesse momento, são as possibilidades de utilização da metodologia ativa na sala de aula, possibilidade capaz de provocar no estudante a curiosidade, criatividade, vontade de aprender, de questionar, de se envolver, de sair da zona de acomodação e passividade no contexto de sala, estimulando-o a aprender a aprender. Nessa perspectiva, as atividades propostas, foram gradativamente instigando os alunos ao engajamento, a curiosidade, ao questionamento e a reflexão. Atividades essas, que se utilizou de outras ferramentas como, coogle it, vídeos, podcast, sumário colaborativo, jogos, leituras e discussões, pesquisa e elaboração de conceitos, realizados em grupos e individuais com momentos de mediação, além disso, em cada bloco de atividades realizadas os alunos foram bonificados com livros digitais de vários assuntos ligados à educação. Sendo assim, desconstruir em nós professores o costume que somos os detentores do conhecimento e das ações é algo desafiador, tanto quanto engajar os alunos em novas possibilidades, as quais mobilizam e justificam esse trabalho. Na maior parte do tempo, nas nossas práticas de ensino, ain­da utilizamos metodologias comuns ao ensino tradicional, no qual o controle total é do professor, com as aulas expositivas e a passividade dos estudantes. A experiência realizada na disciplina de Avaliação da aprendizagem mostrou que é viável e o ambiente virtual de aprendizagem, como é o caso do Moodle, pode ser uma grande fermenta que permite que o aluno tenha um processo ativo no qual o professor envolve os estudantes, fazendo com que eles participem ativamente, levando-os a desenvolver concei­tos e a contextualizar sobre o que estão aprendendo. A percepção que se obteve através da experiência realizada, conduz ao entendimento, que o pro­fessor não é apenas um facilitador da aprendizagem. Ele tem um papel central no processo de ensino: é o maestro da sala de aula. É ele que encaminha o pro­cesso de aprendizagem, ou seja, processo de aquisição do conhecimento e isso ocorreu através das várias atividades disponibilizadas no decorrer da disciplina, as quais proporcionaram o protagonismo ativo do estudante, enquanto agente do construção de seu conhecimento, mediado pelo professor.


Palavras-chave


Metodologia ativa; Processo ativo de aprendizagem; Aprendizagem significativa

Texto completo: PDF