Portal de Eventos do IFRS, I Ciclo de estudos em educação – Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas

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LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa do IFRS - Campus Sertão: ações e resultados
Felipe Batistella Alvares, Maísa Helena Brum, Gabriel Paniz Patzer, Patrícia Nascimento da Silva, Diego Antonio Lusa, Tiago Ferreira, Simone Steffens, Roberta Nascimento Gradin, Ederson Henrique de Souza Machado

Última alteração: 12-11-2019

Resumo


O LAC é o resultado de uma série de ações que têm sido empreendidas no Setor de Cultura e Artes pelos Projetos de Ensino Rádio Conexão e Núcleo de Música, em parceria com o Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) do IFRS - Campus Sertão. Tem como objetivo o planejamento e desenvolvimento de práticas educativas que promovam situações de aprendizagem por meio de processos criativos, utilizando conhecimentos e práticas das áreas da Produção Multimídia, da Tecnologia da Informação e das Artes com ferramenta pedagógica em atividades curriculares e extracurriculares. Baseadas em metodologias ativas, as ações são realizadas a partir de três eixos: 1) Educomunicação e Multimídia: criado a partir dos esforços empreendidos pelo projeto de ensino Rádio Conexão, e baseado no conceito de "Educomunicação", tem como objetivo promover atividades de produção de conteúdo em vídeo, imagem e áudio; 2) Educação Ativa: consiste em um grupo de servidores que pesquisam e aplicam estratégias pedagógicas por meio do desenvolvimento de projetos e do trabalho em equipe; 3) Educação Musical: são ações que visam a promoção de atividades voltadas à aprendizagem da linguagem musical. Entre os resultados obtidos até o momento estão: 1) Programas de rádio: são mais de 10 programas já finalizados, os quais são produzidos ou em sala de aula (Biolife, How do You Say, Papo Arte) ou em atividades extraclasse (Falando Nisso, Culinariamente, Meu nome não é Psiu, Conexão Instrumental); 2) Planejamento e execução de ações interdisciplinares utilizando a abordagem do Design Thinking, sendo que, no ano de 2019, foram realizadas em todas as turmas do TMSI, resultando em produções de jogos analógicos e digitais, de peças audiovisuais, de podcasts, de fotografia, de videoclipes, de peças gráficas e de artes plásticas, entre outros; 3) Música: neste ano foram formados 4 grupos musicais, a Banda Combos, a Camerata Sertão, a Orquestra TMSI e o Duo Instrumental, os quais realizaram diversas apresentações musicais no interior e fora da Instituição, além de promover a 2ª Mostra Artística. A partir destes resultados, foi possível observar uma mudança de atitude dos alunos, os quais são provocados a resolver problemas de forma interdisciplinar, por meio do trabalho colaborativo e em equipe. Este tipo de ação incentiva o discente a desenvolver competências como o pensamento científico e crítico, a criatividade, a comunicação e capacidade de lidar com diferentes situações. Por fim, compreende-se que a utilização, como fundamentação pedagógica, das abordagens aqui apresentadas, permite que os alunos assumam um maior protagonismo na construção do conhecimento, e assim, promovendo uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave


Educação; Aprendizagem Criativa; Metodologias Ativas

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