Portal de Eventos do IFRS, I Ciclo de estudos em educação – Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas

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Atividade educomunicacional interdisciplinar em língua inglesa
Maísa Helena Brum, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 18-11-2019

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma atividade educomunicacional interdisciplinar realizada na disciplina de Língua Inglesa em conjunto com a disciplina de Manipulação e Edição de Áudio, Vídeo e Imagem. Essa atividade está pautada na concepção da educomunicação como um conjunto de ações inerentes ao planejamento, à implementação e à avaliação de processos comunicativos, de programas e produtos com intencionalidade educativa. Do mesmo modo, a atividade baseia-se na perspectiva dos Multiletramentos, a qual tem como objetivo dar conta, dentro de um contexto de ensino e aprendizagem, da multiplicidade cultural das populações e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica. Nessa perspectiva, a escola e os seus professores exercem papel determinante na vida dos alunos, ao criarem oportunidades e acesso a informações e ao desenvolvimento de competências necessárias ao contexto sócio-histórico e cultural em que estão inseridos. Em relação à metodologia, a atividade interdisciplinar foi realizada com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão, durante o primeiro semestre do ano de dois mil e dezenove. Essa atividade pautou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa e teve como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias. A escolha do aporte teórico-metodológico para esse trabalho justifica-se pelo fato de que a utilização de metodologias ativas na educação promove uma maior satisfação dos alunos com o ambiente escolar, e consequentemente, auxilia-os a adquirirem maior autonomia e confiança, torna-os aptos a resolver problemas e sendo protagonistas do seu próprio aprendizado. Os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa a fim de produzirem um programete bilíngue. Nesse sentido, a experiência educomunicativa interdisciplinar realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Como resultados, a produção educomunicativa ressaltou a autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua inglesa. Da mesma forma, a atividade desenvolvida proporcionou a interação e o trabalho colaborativo entre a disciplina de Língua Inglesa e a disciplina de Manipulação e Edição de Áudio, Vídeo e Imagem.


Palavras-chave


Educomunicação; Língua Inglesa; Aprendizagem criativa

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