Portal de Eventos do IFRS, I Ciclo de estudos em educação – Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas

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A experiência da aprendizagem baseada em projetos em um curso de pós graduação
Alexandra Ferronato Beatrici

Última alteração: 22-11-2019

Resumo


O conceito de aprendizagem ativa pode ser definido como um processo pelo qual os estudantes têm a oportunidade de fazer, pensar e refletir criticamente sobre as ações propostas dentro do espaço escolar, oportunizando-os a não limitarem-se simplesmente a passividade, ou seja, sentados como espectadores, fazendo anotações em um caderno, pois visa promover a interação entre os estudantes com o propósito de resultar em uma aprendizagem participativa, significativa, cooperativa e colaborativa. O resumo apresentado refere-se à proposta de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project Based Learning (PBL), desenvolvida no componente curricular de Procedimentos de Ensino na Educação Básica, no curso de Pós Graduação em Teorias e Metodologias da Educação no IFRS/Campus Sertão. Os objetivos almejados com a proposta foram os de: integrar diferentes conhecimentos, estimular a solução para problemas do mundo real, possibilitar a criatividade e desenvolver o trabalho em equipe. O papel da professora consistiu em ser uma orientadora, intermediando e colaborando com as dúvidas e ideias dos estudantes durante o processo. Para a proposta foram utilizadas cinco aulas, que tiveram o seguinte desenvolvimento: aula dialogada sobre o conceito de ensinar e de aprender, leituras e vídeo sobre como aprendemos; separação dos estudantes em  quatro equipes, onde cada equipe recebeu um recorte de capítulos do livro publicado pela Unesco contendo relatos de situações reais, que acontecem em espaços escolares em diferentes estados do Brasil;apresentação de uma questão problema levantada pela professora após a apropriação de cada realidade recebida, onde as equipes deveriam, através da elaboração de um projeto, resolver o problema proposto; levantamento de hipóteses, etapa em que os estudantes precisavam questionar aspectos da realidade/situação apontada pelo capítulo do livro que a equipe recebeu, desde suas causas até as formas de resolução, pois a partir da determinação das causas é que conseguiriam formular uma proposta de projeto, com as possíveis soluções; elaboração dos projetos; apresentação dos resultados. Como resultados da atividade realizada, concluiu-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos funciona de modo a desenvolver habilidades como autonomia, proatividade para a resolução de problemas, criatividade, fomenta a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe. O professor como orientador necessita envolver os estudantes nas fases de planejamento do projeto em sala de aula, estabelecendo um diálogo aberto, ouvindo suas opiniões, mesmo que julgue não aplicáveis, pois assim, tende a viabilizar outras problematizações necessárias para o sucesso do projeto. Propostas de aprendizagens ativas não precisam estar diretamente ligadas com o artefato tecnológico, o que valida a teoria de certos autores, de que, o mais importante é compreender como se dá a aprendizagem para assim, alterar a maneira de viabilizar esta em sala de aula. Com isso, torna-se necessário intensificar o uso de abordagens que possibilitem aprendizagens ativas, para que também os estudantes compreendam a mobilização que estas ocasionam para com a construção do conhecimento.

 


Palavras-chave


Aprendizagem; Projetos; Problematização

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