Portal de Eventos do IFRS, 7º MOSTRA DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
Importância do ensino de lógica nas escolas do ensino fundamental
Tages Xavier de Souza, Tais Antunes, Emerson Rogério de Oliveira Jr

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


A importância do desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos das séries iniciais está diretamente relacionada com a disciplina de matemática, que normalmente não é das mais preferidas pelos alunos, por exigir um pouco mais de atenção. Pensando em demonstrar como se pode aproveitar a lógica para resolver problemas matemáticos e também dar uma visão da lógica nas tarefas cotidianas foi desenvolvido o projeto “Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de Escolas de Sertão e do distrito Eng. Luiz Englert”. Este projeto está em seu sétimo ano de execução (desde 2012). Atualmente, atende mais de 200 alunos de 1º até 9º ano, em três escolas participantes: E.E.E.F. Bandeirantes e E.M.E.F. João Antônio de Col, ambas situadas no Município de Sertão e a E.E.E.F. Eng. Luiz Englert, situada no Distrito de mesmo nome. O projeto pode ser visto como sendo mais uma ferramenta de ensino para ser utilizado pelos professores das Escolas, com vistas a tornar mais atrativo o entendimento de conceitos matemáticos. Neste sentido, verifica-se que aprender passar a ser uma tarefa mais prazerosa pelo uso de jogos lógicos. Considerando aspectos metodológicos, o projeto conta com 4 bolsistas, que se se dividem para atender as 3 escolas participantes. Com as atividades nas Escolas, o bolsista que ate então sempre teve a visão discente passa a tem a visão docente em sala de aula. As principais ferramentas utilizadas no projeto são: o TuxMath (jogo educativo para a prática de operações matemáticas simples), o Tangram (quebra cabeça chinês que consiste em 7 formas geométricas sendo 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo, cujo objetivo consiste em ordenar logicamente todas as formas geométricas a fim de formarem figuras específicas), aplicativos lúdicos para desenvolver o raciocínio lógico através de brincadeiras, exercícios matemáticos como reforço para os alunos com dificuldades, noções básicas de xadrez, o Scratch (aplicativo educacional para ensino de lógica e programação), dentre outros. Os bolsistas reúnem-se nas segundas-feiras, das 13h às 17h, para a preparação do material das oficinas, nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, das 13h às 17h, as oficinas ocorrem nas Escolas. As Escolas apoiam completamente o projeto e veem a sua importância, pois os alunos atendidos pelo projeto estão tendo um aumento significativo no aprendizado. Também tem sido observado que está ocorrendo uma maior interação da turma e um maior compartilhamento de conhecimento entre os alunos, visto que aquele que domina melhor o conteúdo está ajudando seu colega. Aliás, algumas das atitudes incentivadas pelos bolsistas no trato com as turmas atendidas nas Escolas são: o comportamento, a interação, a disciplina e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos.


Palavras-chave


raciocínio, crianças, desenvolvendo lógica

Texto completo: PDF