Portal de Eventos do IFRS, 7º MOSTRA DE EXTENSÃO

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Gestão de resíduos sólidos em instituição de ensino
Lucas Berton, Natália Pasqualotto, Jaqueline Gois, Joice Cristini Kuritza

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


Com o aumento dos impactos ambientais causados por ações antrópicas cresce a conscientização da necessidade de gestão ambiental em todos os meios da sociedade. As Instituições de Ensino têm o importante papel de contribuir na formação de cidadãos conscientes com as questões ambientais e, por isso, dão espaço ao tema em diversos momentos, contudo, em muitas instituições, isso atinge apenas os momentos teóricos já que no dia-a-dia é comum perceber descaso com a gestão ambiental do espaço escolar seja na questão da separação dos resíduos sólidos, consumo de água e energia ou outros. Dentro do processo pedagógico, teoria e prática precisam dialogar permanentemente, logo não há como formar indivíduos conscientes se não forem disponibilizados meios de praticar o que foi ensinado na teoria. Dessa forma o presente trabalho foi necessário, não apenas para cumprir o que está disposto na Lei 2.349/2017 que institui o programa de coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade de Sertão, mas também para disponibilizar meios para que os alunos possam realizar na própria instituição o que aprendem em sala de aula. Assim, o trabalho teve como objetivos organizar o sistema de coleta seletiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão para se adequar à lei municipal e auxiliar na formação ambiental dos alunos do campus. O sistema foi planejado tendo em vista a rotina dos alunos e servidores do Campus e facilitar o entendimento de quem recolhe os resíduos sólidos. Foi decidido alocar os pontos de coleta da seguinte forma: dentro das salas de aula e demais setores do Campus foram dispostos apenas lixeiras para os resíduos recicláveis (papel, plástico, metais, etc) e nos corredores e banheiros foram colocadas as lixeiras para resíduos não recicláveis e orgânicos. Em todas as lixeiras foram coladas etiquetas explicativas sobre quais resíduos podem ser dispostos e onde achar os locais apropriados para outros tipos de resíduo. Além das etiquetas, para auxiliar ainda mais na identificação, foi colada uma fita de contenção nas lixeiras de resíduo não reciclável. Enquanto as lixeiras estavam sendo organizadas, existia uma constante dúvida em relação ao sucesso do trabalho, porém, apesar de ainda não ter sido possível mensurar os resultados, é clara a importância de que ações nesse sentido sejam iniciadas. A ação foi de extrema relevância no Campus, pois fomentará as práticas de educação ambiental e de gestão de resíduos sólidos para toda a comunidade escolar do IFRS – Campus Sertão. Além disso, o processo de planejamento e organização da coleta seletiva realizado no Campus poderá ser replicado em outros locais na forma de consultoria ambiental, o que vem de encontro aos objetivos do projeto o qual esse trabalho está inserido.


Palavras-chave


Resíduos sólidos; Instituição de Ensino; Educação Ambiental

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