Portal de Eventos do IFRS, 8º MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO

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ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OBSTÁCULOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, FRAYANE PILAR

Última alteração: 27-09-2018

Resumo


A preocupação central do ensino médio integrado à educação profissional parece ser com o próprio ensino. A ênfase na aprendizagem como paradigma para o ensino médio integrado pode alterar o papel dos participantes neste processo, ou seja, ao estudante caberá o papel central de sujeito que deverá exercer ações necessárias para que ocorra a aprendizagem e contribuir com o processo educativo por meio de suas experiências acumuladas. O professor terá que substituir seu papel exclusivo de transmissor de informações para o de mediador pedagógico ou de orientador do processo ensino-aprendizagem do estudante. Diante dessas ponderações, este projeto de pesquisa tem a finalidade de analisar possibilidades concretas de implementação do ensino médio integrado à educação profissional, explicitando fundamentos que dificultam a concretização da integração, assim como elementos que avançam na perspectiva da educação politécnica/tecnológica. Está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, envolvendo os cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, que são oferecidos na instituição desde 1957 e 2016, respectivamente. Como instrumentos para coleta de dados, estão sendo aplicados questionários com questões abertas e fechadas a 20% do total dos estudantes matriculados, ou seja, 75 estudantes escolhidos de forma aleatória estão participando. As entrevistas com os professores e gestores estão sendo realizadas com 20% do total de professores, constituindo uma amostra de 17 professores que foram escolhidos proporcionalmente a cada curso envolvido de forma aleatória e com todos os 6 gestores que atuam nos referidos cursos. Também estão sendo coletados dados por meio da análise documental, abrangendo cadernos dos estudantes, planos de aula dos professores, planejamento anual dos componentes curriculares, livros, materiais didáticos e referências bibliográficas utilizados pelos professores e estudantes em sala de aula e o Projeto Político Pedagógico dos cursos envolvidos. Com os resultados obtidos, na fase final do projeto serão constituídas categorias para melhor analisar possibilidades concretas de implementação do ensino médio integrado à educação profissional. Com esses procedimentos e a análise dos dados obtidos, espera-se contribuir para o processo ensino-aprendizagem do ensino médio integrado à educação profissional. Destarte, poderá contribuir para a institucionalidade dos Institutos Federais. Além disso, o desenvolvimento desta investigação contribuirá para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional assim como para subsidiar propostas que auxiliarão na redefinição, em âmbito didático, curricular e avaliativo, do Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos envolvidos oferecidos pelo IFRS - Campus Sertão e outros cursos e instituições similares.


Palavras-chave


Educação profissional; Ensino médio integrado; Processo ensino-aprendizagem

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