Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Monitoria de matemática
Luis Felipe Baranzelli, Rafael Dos Santos Guerini, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 09-10-2018

Resumo


A matemática é uma disciplina considerada por muitos acadêmicos a de maior dificuldade de aprendizagem. Nesse contexto, a monitoria auxilia os alunos com dificuldades em entender os conteúdos obrigatórios do ensino médio para que possam tirar suas dúvidas, aprender e praticar a matemática com a orientação e assistência de outro aluno que possua maior facilidade na disciplina. Com a monitoria pretende-se que os alunos com maiores dificuldades na matemática, que, mesmo com as explicações do professor em sala de aula e em horários de atendimento não consigam aprender, tenham a possibilidade de sanar suas dúvidas com uma explicação mais informal, oferecida pelo monitor. Este, por ser ainda aluno, pode ter mais facilidade em compreender onde estão as dificuldades de seus colegas, o que facilita no auxílio e apresenta uma chance mais significativa de ajudar o colega. O projeto possui como principal objetivo possibilitar aos alunos dos 2o e dos 3o anos do Ensino Médio dos cursos técnicos do IFRS – Campus Sertão, revisar conteúdos trabalhados em sala de aula e sanar possíveis dúvidas, além de estimular a capacidade do aluno em realizar estimativas e cálculos mentais, aperfeiçoar sua concentração e raciocínio, perseverança, criatividade e iniciativa pessoal, auxiliando os mesmos a atingirem seu melhor não só na disciplina de Matemática, mas também em outras disciplinas do curso Técnico em Agropecuária que envolvam cálculos. O projeto também oportuniza aos monitores exercitar outras formas de envolvimento acadêmico. O trabalho de monitoria é realizado após as 17 horas, e também no horário de almoço, entre 12h e 13 horas, de forma a oportunizar que alunos semi-internos também possam participar das monitorias, tendo cada monitor carga horaria de 8 horas semanais.  Os alunos são convidados pelos professores a participar do projeto. Para acompanhar o andamento das atividades   realizam-se reuniões entre os bolsistas e a orientadora com o intuito de melhorar cada vez mais o projeto. Apesar de a procura dos alunos de forma geral ter aumentado, se comparado com outros anos, ainda considera-se a procura baixa, com muitos alunos frequentando a monitoria apenas em véspera de provas, apesar do incentivo constante dos envolvidos em auxiliá-los com as dificuldades. Entre alunos que participam com frequência das monitorias, a maioria está apresentando melhoras consideráveis em seu desemprenho técnico e psicológico na sala de aula, consequentemente, conseguem notas melhores, ainda, destaca-se melhora na facilidade de compreensão e resolução dos problemas e exercícios propostos, além disso, muitos desenvolvem uma capacidade de concentração e raciocínio lógico mais apurado tanto na matemática quanto nas outras matérias que envolvem números. Visto que muitos alunos desistem ou reprovam por causa de suas dificuldades com a matemática, este projeto traz inúmeros benefícios, tanto para quem ensina quanto para quem aprende, sendo que os alunos possuem uma atividade fora de sala de aula para sanar suas dúvidas e os monitores adquirem mais experiência para aprofundar seus conhecimentos e se envolver em outras atividades acadêmicas.

 


Palavras-chave


Matemática, monitor, monitoria, alunos, cálculos, raciocínio.

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