Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Investigando as análises na Ciência Animal
Therezinha Biocie Casado Lima, Gabriela Cenedeze, Elísio de Camargo Debortoli

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


O desenvolvimento do Projeto de ensino “Investigando as análises na Ciência Animal” justifica-se pela necessidade de auxiliar os discentes do curso de Zootecnia nas dificuldades de leitura e interpretação de textos publicados em periódicos de área, usando linguagem científica. Sendo assim, objetivou-se estimular os alunos à seleção, leitura e análise de artigos científicos na área da ciência animal. As atividades iniciaram no mês de abril de 2018, havendo encontros semanais entre bolsistas e coordenador. A primeira ação do projeto buscou identificar a demanda por assuntos de interesse na área da ciência animal entre os discentes do Campus Sertão. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico no qual foram sugeridos diversos temas, sendo elencados como temas de maior interesse, sequencialmente: sistemas integrados de produção animal; conservação de forragens; relações genéticas e de ambiente em características produtivas de bovinos, o mercado PET e atuação do Zootecnista, a atuação do Zootecnista como responsável técnico de estabelecimentos e eventos, estratégias para a mitigação da emissão de metano por ruminantes, sistemas de criação de suínos ao ar livre, enriquecimento ambiental para animais de companhia, a caprinocultura no Brasil e carcinicultura (criação de camarões) no Brasil. A partir da demanda, iniciaram-se os encontros temáticos para a discussão de artigos científicos. Até o momento foram realizadas quatro reuniões temáticas de discussão dos temas sequencialmente mais votados. A partir de agosto, o projeto contou com a inserção de voluntários que, juntamente com as bolsistas, realizam a filtragem, preparação e apresentação de artigos científicos de acordo com o tema da reunião temática. O projeto também conta com a participação de professores colaboradores que interagem e estimulam a discussão dos temas e interpretação dos resultados das publicações.  Dessa maneira, observa-se que o projeto está atendendo os objetivos propostos e correspondendo as expectativas planejadas. Os alunos possuem participação ativa, agregam conhecimento e desenvolvem visão crítica sobre e capacidade de interpretação e argumentação diante a investigação científica. A participação de docentes contribui para a melhoria das relações sociais em um ambiente extracurricular, facilitando a comunicação e possibilitando a ampliação das oportunidades aos discentes. Dessa maneira, esse conjunto de ações promove a integração entre ações de ensino, pesquisa e extensão garantindo uma formação mais integral dos discentes.


Palavras-chave


Ciência Animal, Grupo de Estudos, Zootecnia

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