Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Rádio Conexão
Roberta Saldanha Gradin, Felipe Batistella Alvares, Tiago Juliano Ferreira

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


O projeto Rádio conexão, foi criado no ano de 2015 onde se iniciou a implementação de uma rádio educativa, produzida por alunos e servidores e transmitida em horários estratégicos no interior da escola. A partir do seu desenvolvimento foi possível ampliar a infraestrutura básica de um estúdio de gravação, e criar os primeiros programas radiofônicos. Atualmente, o projeto promove ações pedagógicas interdisciplinares de produção de conhecimentos, fomentando fazeres educativos que utilizem as tecnologias ao ambiente escolar como uma ferramenta a ser utilizada nos processos de aprendizagem, onde a prática requer pesquisa e reflexão para a sua elaboração. Esse processo estimula os estudantes a desenvolverem um pensamento crítico em relação ao conteúdo estudado, articulando estes com a sociedade na qual estão inseridos. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal criar um espaço de aprendizagem a partir das atividades de produção radiofônica, e com isso promover práticas de pesquisa e elaboração de conteúdos que articulem conhecimentos curriculares à interesses dos estudantes, contribuindo significativamente no processo de aprendizagem. A viabilidade do projeto se dá a partir criação de programas e programetes por meio de um processo colaborativo entre a rádio (bolsistas, voluntários e coordenadores) e educadores que elaboram os roteiros juntamente com os estudantes, e posteriormente produzem as locuções. Os integrantes da rádio participam de todo o processo, desde fornecer o auxílio necessário para a roteirização até a gravação, a edição dos áudios, a criação de vinhetas e a transmissão do conteúdo na internet. Uma produção que ocorreu dessa forma foi o programate Biolife, criado de modo interdisciplinar, entre as disciplinas de Prática de Ensino 1 e Inglês Instrumental do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. Os estudantes criaram os roteiros conforme o que foi proposto pelas duas disciplinas, trabalhando na prática com ferramentas de gravação e edição de áudio, exercitando assim novas estratégias pedagógicas. Outros programas foram criados utilizando esse mesmo modelo, quando as disciplinas de Manipulação de Áudio, Imagem e Vídeo, Introdução à Informática e Segurança da Informação promoveram uma ação interdisciplinar com o objetivo de criar o How do you say?, Mundo das profissões e o Tramela digital. Atualmente estamos trabalhando com a criação de dois programas e a reformulação do site do projeto, que visa, integrar e melhorar a divulgação das atividades. Os programas novos são: Conexão Instrumental, que aborda músicas instrumentais de grandes compositores da história da música e o Meu nome não é Psiu, que contará com várias séries, falando de grandes mulheres que contribuíram na luta pelos seus direitos em nossa sociedade. Com isso se pode se perceber resultados positivos do projeto, que atende os objetivos iniciais de trabalhar uma prática de produção de conhecimentos, desenvolvendo potencialidades criativas e colaborativas dos envolvidos, incentivando o protagonismo juvenil, ampliando o universo conceitual e o vocabulário, provocando um olhar mais crítico, ético, e responsável do educando.

Palavras-chave


Educação, aprendizagem, programas radiofônicos.

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