Última alteração: 05-10-2018
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem é a progressão entre o diálogo do conteúdo curricular e as vivências extraclasse do educador e estudantes. Esse pode dar-se de duas formas: a primeira é o modo formal, a qual é realizada dentro de sala de aula. Já a segunda é o modo não formal, realizado fora da sala de aula. Esse último consiste na proposta idealizada com o Clube de Ciências Biológicas. Neste sentido, o clube baseia-se na construção do conhecimento que vai além da sala de aula, na busca de métodos educacionais que fujam do ensino tradicional, em especial utilizando metodologias ativas, tornando os estudantes envolvidos mais críticos e preparados para desafios futuros. Assim, o projeto em questão justifica-se por ser uma ferramenta eficiente para a aprendizagem extraclasse que auxilia dentro da sala de aula, já que busca a utilização de métodos ativos, em que o estudante é o centro da aprendizagem. Outro ponto a ser observado é o avanço científico tecnológico, que está inserido no mundo dos jovens de forma incessante, e faz-se igualmente necessário no contexto educacional. Além disso, é essencial despertar o interesse dos estudantes em explorar novas possibilidades e formas de compreensão do mundo atual e suas formas de vida. O trabalho teve por objetivo proporcionar um espaço interativo para a ampliação de conhecimentos em Ciências Biológicas de forma não formal e extracurricular, com estudantes do IFRS – campus Sertão, com foco aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As metodologias desenvolvidas foram leituras científicas, interpretações de textos, seminários de exposição ao grupo, confecção de materiais e jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. O projeto foi realizado com estudantes interessados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de todos os níveis, onde formou-se um grupo com esses na forma de encontros/oficinas a cada quinze dias. A atividades desenvolvidas foram: apresentação sobre o que se caracteriza um clube de Ciências Biológicas; confecção de modelos didáticos com massa de porcelana fria (biscuit), como tipos de bactérias, protozoários, partes das plantas e animais; a produção de jogos didáticos para destacar a importância da educação de forma lúdica e seminário sobre metodologias ativas, na forma de slides, onde foi discutida a aplicação desses métodos em sala de aula. Assim sendo, as atividades empregadas ao longo deste período permitiram, aos estudantes envolvidos, a aprendizagem teórica e prática, alinhadas aos saberes necessários para a futura rotina do licenciado em Ciências Biológicas.