Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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As ações de Monitoria Acadêmica no âmbito do Projeto de Ensino “Monitoria Acadêmica e Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade no IFRS - Campus ​Sertão”
Pamela Erica Stieven, Gustavo Conde Margarites, Maiara Dall Agnol', Letícia Serro, Olga Fabiana Dos Santos Oliveira

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


O projeto “Monitoria Acadêmica e Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade”, foiplanejado para atender a demanda advinda das necessidades educacionais específicas doInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul - CampusSertão. O projeto tem como finalidade a reflexão e a criação de ações para atender àsespecificidades de um público diverso, que comporta estudantes quilombolas, indígenas,afrodescendentes, com deficiência e diferentes identidades de gênero. Esse contexto éparticularmente desafiador aos docentes, que se deparam com situações que demandamum conhecimento específico a respeito da identidade do educando, para que o direito àeducação, de fato, concretizado. Sendo assim, com vistas a garantir a permanência e oêxito dos estudantes de grupos sociais subalternos, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiro eIndígena (NEABI), de Atendimento às Pessoas com Necessidades EducacionaisEspecíficas (NAPNE) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), emconjunto, idealizaram um projeto com dois tipos de ação: a monitoria acadêmica voltadapara os públicos dos núcleos e os eventos de sensibilização para a comunidade acadêmicacomo um todo. Objetivo geral do projeto é preparar um espaço escolar e acadêmico queseja acolhedor para os estudantes com particularidades, por meio de atividades que promovam a autonomia, o empoderamento e a independência dos mesmos. O presente trabalho dedica-se à análise da monitoria acadêmica como uma das estratégias adotadaspelo projeto na busca de seus objetivos. Essa iniciativa consiste em uma conduta que temcomo propósito auxiliar – por meio da ação de estudantes monitores - no processo deensino e aprendizagem como instrumento de auxílio na busca da permanência e do êxitoacadêmico. O desenvolvimento das ações de monitoria acadêmica visa a aprimorar odesempenho acadêmico de estudantes indígenas, negros, com atenção especial aospertencentes a comunidades quilombolas, e pessoas com necessidades educacionaisespecíficas. Além disso, com a utilização dessa ferramenta, busca-se instituir umacompanhamento pedagógico para o mapeamento das dificuldades desses discentes noâmbito acadêmico e para a facilitação de sua adaptação à instituição. As ações de monitoriatambém possibilitam a sensibilização dos estudantes monitores, dentre eles discentes decursos de licenciatura, para a prática da docência A metodologia funcionará da seguinteforma: as atividades de monitoria acadêmica serão executadas de maneira sistemática,respeitando um cronograma de encontros regulares, para atender estudantes quedemandem maior atenção. Os estudos de monitoria podem ter atendimentos individuais ouem pequenos grupos. Além do auxílio para o entendimento dos conteúdos trabalhados emsala de aula, a monitoria pode atuar no apoio à organização da vida acadêmica dosestudantes. As atividades de monitoria serão estruturadas atendendo às demandas dosdiscentes e coordenações de cursos. O presente trabalho não apresentará resultadosconsolidados, uma vez que o projeto se encontra em fase inicial de implementação.


Palavras-chave


ações afirmativas, educação, monitoria.

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