Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Inseminação artificial de bovinos
Alana Deon, Edimar Gabiati, Tayllana Schwanke Gonçalves, Heitor José Cervo

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


O curso para a capacitação de alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Sertão, é um projeto que visa não somente a transferência desta biotecnologia a ser aplicada no campo, mas também como desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos bolsistas envolvidos neste processo. O objetivo do presente projeto é capacitar os alunos do (IFRS) - Campus Sertão com o auxílio de bolsista e voluntários, para que compreendam as diversas vantagens envolvidas neste processo. Porém, sabe-se que o mercado atual é competitivo e exigente, trazendo à tona a necessidade cada vez maior de usarmos biotecnologias para alavancarmos a produção pecuária. Além do melhoramento genético de rebanhos pela utilização de sêmen de animais superiores através da utilização da IA, observa-se outras vantagens como: um maior controle de doenças no plantel, cruzamento entre raças diferentes, prevenção de acidentes com a vaca durante a cobertura, prevenção de acidentes com os funcionários, uso de touros incapacitados para a monta, aumenta consideravelmente o número de descendentes do reprodutor,  garante um melhor controle zootécnico do rebanho, permite o uso de touros após a morte, reduz a dificuldade de partos, padroniza o rebanho e propicia uso do sêmen sexado. As aulas foram ministradas durante sete dias, iniciando nas segundas-feiras e terminando aos domingos. De segunda-feira a quinta-feira as mesmas eram teóricas, incluindo conhecimentos sobre histórico da inseminação artificial, anatomia e fisiologia, vantagens e limitações da técnica, além de noções sobre inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e de transferência de embriões (TE), já na sexta-feira dava-se início as aulas práticas onde incluíam assuntos sobre manejo de botijões e equipamentos, interpretação de provas de touro, escolha de sêmen, prática do método Schivas e peças anatômicas e, já nos finais de semana, as aulas abrangiam as práticas com animais. No último dia, é realizado prova teórica, incluindo assuntos explicados durante a semana, seguido de uma avaliação prática com os animais. Durante este período, o projeto totalizou a capacitação de vinte e quatro alunos, porém ocorre restrição devido ao pequeno número de animais para a efetuação de aulas práticas. Em síntese, além da capacitação do público alvo, outros benefícios também foram alcançados, como a vivencia dos alunos bolsistas e voluntários neste processo, trazendo um aprendizado de grande valia para a vida profissional. Por fim, torna-se evidente a grande relevância que o projeto de ensino traz para o instituto.


Palavras-chave


capacitação; produção; vantagens;

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