Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Atividades lúdicas no Centro Equoterapia do Cavalo Crioulo com pessoas com necessidades especiais ou vulnerabilidade social
Jéssica Parizotto, Caroline Ribas, Juliana Marcia Rogalski

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O Centro de Equoterapia Cavalo Crioulo é um espaço dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, no qual é ofertada essa atividade à pessoas portadoras de necessidades especiais proporcionando desenvolvimento pessoal e inclusão social. Este estudo tem como objetivo desenvolver as capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas, além de aproximar os discentes da natureza por meio de técnicas que auxiliem no desenvolvimento dos sentidos, como jogos lúdicos. As atividades atenderão os discentes que frequentam a Associação Lar da Menina, o Centro Integrado Renascer (CIR) e também o Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE), todos do município de Getúlio Vargas, RS. As atividades foram elaboradas para serem aplicadas enquanto os discentes aguardam sua vez de cavalgar, sendo elas: labirinto - onde o objetivo era achar o caminho correto para o cavalo chegar no lado em que a tropa estava; caça-palavras - sendo usadas palavras relacionadas a cavalos e sua encilha; dentro e fora - que foi realizada ao ar livre, sendo desenhado uma circunferência no chão, por meio de um giz ou tiras de jornal formando um cercado no chão, posteriormente eram dadas ordens como “quem está com a roupa vermelha, para dentro” “quem não está fora”; pregar o rabo do cavalo – o grupo foi dividido em dois e um integrante de cada grupo vendado tinha que pregar o rabo através das instruções dos demais integrantes do grupo; adivinhação dos bichos - consistia em colar uma folha nas costas de cada discente com o nome de um animal e após cada um tinha que adivinhar o seu animal através das pistas. Estas atividades práticas e lúdicas visaram desenvolver os conteúdos de forma simples, tornando assim a aprendizagem agradável e prazerosa, pois auxiliam nos processos de sociabilização, comunicação e expressão. O lúdico estimula e ajuda a desenvolver a concentração, a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, melhorando assim as capacidades dos discentes.  O conjunto de atividades proporcionam inúmeras melhorias no discente, sejam na área educacional, social ou comportamental. Visivelmente observa-se que os discentes estão muito animados com as atividades elaboradas até o momento, demonstrando interesse e entusiasmo, pois por meio dos jogos compreendem o mundo à sua volta, aprendem regras, desenvolvem habilidades físicas, como pular, correr, aprendem a ganhar e a perder. Ao final do projeto espera-se a socialização dos participantes, assim como uma melhora dos quadros clínicos apresentados por eles.


Palavras-chave


inclusão, lúdico, socialização.

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