Portal de Eventos do IFRS, 3º MOSTRA DE ENSINO (PIBEN, PET, PIBID)

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Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química
Gabriel Nunes Palma, Laísa Pereira, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 05-10-2018

Resumo


O projeto de Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química, busca ofertar aos discentes dos cursos do IFRS Campus Sertão uma ampla disponibilidade de materiais e técnicas de ensino-aprendizagem a partir de diferentes meios, tais como aulas práticas laboratoriais, experimentação de diferentes conteúdos relacionados aos componentes curriculares de química e principalmente preocupando-se com o avanço na aprendizagem dos discentes dos níveis técnicos e superiores do Campus, o projeto busca contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nas disciplinas de Ciências da natureza na educação básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes ao pleno exercício da cidadania. A importância do projeto se dá ao longo do desenvolvimento do mesmo, pois através deste o bolsista passa a ter uma nova visão para o ensino de ciências aumentando o vínculo institucional do acadêmico com o meio escolar, pois o projeto contribui para a formação de um futuro educador capaz de tomar decisões envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento científico. Através do projeto o acadêmico irá utilizar a sua vivência e dos demais discentes, através dos fatos do dia a dia para organizar e promover o ensino-aprendizagem, com isto o acadêmico poderá explorar diferentes recursos para a construção de meios didáticos para a maior e melhor compreensão dos conteúdos que envolvem as ciências da natureza. E, além do mais, os cursos superiores do IFRS Campus Sertão possuem em sua grande maioria o componente curricular de Química, sendo ela teórica ou até mesmo experimental, onde se encontram muitas dificuldades na compreensão dos discentes por parte do conhecimento e a interligação do conteúdo com o meio em que vivem, o projeto proporciona através de materiais e técnicas criadas na bolsa de ensino, uma ampliação do conhecimento e da aprendizagem através da contextualização das técnicas desenvolvidas tornando mais prazeroso os conteúdos da área das Ciências Naturais, independente do nível de ensino, sendo ele técnico ou superior. Busca-se o envolvimento cada vez mais constante de todos os envolvidos no projeto, bem como na qualidade das aulas de química desenvolvidas nos diferentes cursos da instituição, através do acompanhamento de índices satisfatórias de avanços na aprendizagem, aprovação e de maior interação dos alunos durante as aulas de química. Os próximos passos são a confecção de um caderno didático contendo todas as técnicas e conteúdos desenvolvidos durante a bolsa, para que fique disponível a todos os docentes da área de ciências naturais e exatas, para a utilização do mesmo em diversos componentes curriculares, facilitando a disseminação de atividades práticas mais frequentes contribuindo ao princípio da química como uma ciência experimental.

 

 

 

 

 

 

 



Palavras-chave


Materiais alternativos, ensino de química.